Blima Bracher

Novos agentes de turismo formados para receber visitantes em Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna
Neste sábado, 2 de dezembro, foi realizada a cerimônia de encerramento do Programa de Qualificação do SENAR MINAS, com a formatura da turma de agentes de Turismo Rural de Ouro Preto. O evento foi realizado na Casa Bandeirista, no distrito de Amarantina.

O curso é fruto da parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e o SENAR, que uniram esforços para capacitar profissionais e fortalecer o turismo rural.

O Programa Agente de Turismo Rural é desenvolvido em seis módulos. O primeiro de potencialidades, onde eles passam por um momento de descoberta, o segundo módulo de segurança, que ensina a importância da prevenção de acidentes e os primeiros socorros. O terceiro módulo trata-se das condições do turista em trilhas, sejam elas em áreas naturais ou em regiões históricas. O quarto é de roteirização, que é um mecanismo de comercialização do turismo através de roteiros. O quinto, trabalha os equipamentos e serviços para o turismo, como hospedagem, alimentação e entretenimento. No último módulo, os estudantes realizam a comercialização do produto que eles criaram durante seis meses, em uma feira onde são expostos todos os produtos da região, numa expectativa de divulgação e também na apresentação do produto que eles construíram.

O prefeito Angelo Oswaldo ressalta: “Ouro Preto tem um potencial enorme com 12 distritos e, por isso, fizemos um convênio com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, a FAEMG, e com o SENAR, que montou com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Cultura e Turismo e de Agropecuária da Prefeitura, este curso tão importante formador de agentes para o turismo rural. Isso vai incrementar ainda mais a economia no campo rural de Ouro Preto”.

O formando do curso Cláudio Manini fala sobre sua experiência: “Esse é um curso que agregou muito conhecimento para todos nós, gerando um universo de possibilidades e também uma rede que possibilita novas ideias, e a partir de agora, vão nascer novos produtos, e acredito que essa ação que nós estamos fazendo vai também proporcionar um crescimento para os 12 distritos”.

A Prefeitura de Ouro Preto abraça a iniciativa de qualificar agentes de turismo rural, destacando um vasto horizonte de oportunidades. Com 12 distritos ricos em história, cultura e recursos naturais, a cidade revela um enorme potencial turístico na região rural. Este curso não só proporciona conhecimento, mas também abre portas para uma jornada promissora no setor, capacitando os formandos para se tornarem agentes de transformação e contribuírem para o desenvolvimento sustentável da economia local.

A mesa de cerimônia foi composta pelo prefeito Angelo Oswaldo, pela vereadora Lílian França, o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito e Ouro Preto, Bruno Santana, além de Suzana Fernandes, representando a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, e o analista técnico da regional de Viçosa, Antônio Rodrigo.

Texto: Vitória Calixto / Revisão: Victor Stutz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments