Em Ouro Preto

Novembro Negro marca Consciência Negra em Ouro Preto

Imagem: PMOP
O mês da Consciência Negra foi celebrado com sucesso em Ouro Preto. O evento Novembro Negro não apenas celebrou a data 20 de novembro, como promoveu atrações e atividades educativas e culturais durante grande parte do mês.

A programação, que ocorreu de 15 a 30 de novembro, contou com ações diversas, como o “Música na Janela”, que proporcionou jazz, choro e samba da janela da Casa de Gonzaga; apresentações teatrais com a Trupe Sons do Brasil, “Memória e Poesia”, com Carlandreia Ribeiro e Ritos da Capoeiragem. Houve palestras e rodas de conversa sobre a produção cultural preta em Minas Gerais e três lançamentos relevantes: um estudo inédito sobre a saúde da população negra; projeto Observatório Negro de Acesso ao Fomento Cultural; e da Rede Integrada dos Micros e Pequenos Afroempreendedores de Ouro Preto (RIMPA-OP). Fechando as atividades, aconteceram as Caminhadas Afro-centradas com as escolas Juventina Drummond e Padre Carmélio. Foi feito o trajeto entre o Morro São João e Morro Santana, finalizando no Arquivo Público Municipal no primeiro dia e, no segundo dia, o percurso entre o bairro Santa Efigênia e Antônio Dias.

O diretor de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Cultura e Turismo, Kedison Ferreira, comentou sobre a importância das discussões e reflexões proporcionadas no evento. “A importância do evento Novembro Negro para Ouro Preto é a fomentação da Igualdade racial e o fortalecimento em busca de políticas públicas para igualdade racial em nosso município. As ações trouxeram debates necessários sobre as raízes africanas do nosso município e do país e, sobretudo, promoveu o protagonismo negro nas atividades”, disse o direito.

Kedison enfatizou as parcerias realizadas. “Fizemos parcerias importantes com a Universidade Federal de Ouro Preto, com Arquivo Público Municipal, com a Secretaria de Educação, pela qual realizamos caminhadas com escolas do município. Assim, a gente consegue ensinar de forma pedagógica a importância da força ancestral dos negros africanos aqui na nossa cidade”, afirmou.

O diretor comentou ainda sobre o evento no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, no Rio de Janeiro, onde representou a Prefeitura de Ouro Preto. “Estive presente, representando o município de Ouro Preto e o prefeito Angelo Oswaldo, no lançamento do ‘Projeto de Sinalização e Reconhecimento de Lugares de Memória de Africanos escravizados no Brasil’. Esse programa tem o objetivo de sinalizar 100 lugares de memória no Brasil, e dentro desses locais, está Ouro Preto. A partir dessa sinalização, serão estabelecidos programas de educação afro-centrada, que irão fortalecer políticas públicas para o Brasil. Estiveram presentes nesse evento, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco”, afirmou o diretor.

Todas as atividades educativas e culturais realizadas, as reflexões e os debates proporcionados fazem com que o Novembro Negro seja um evento de suma importância para falar de respeito, ancestralidade, igualdade e protagonismo negro. Dessa forma, o evento se consolida no calendário cultural de Ouro Preto.

Texto: Greiza Tavares / Revisão: Sabrina

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!