Em Ouro Preto

Nova sede da Creche Municipal Anita Araujo em Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP
A Prefeitura de Ouro Preto inaugurou a nova sede da Creche Municipal Professora Anita Araújo, no bairro Morro Santana, na segunda-feira (14). A ação faz parte de um conjunto de entregas e melhorias realizadas nos primeiros 100 dias do governo Angelo e Regina, que busca reafirmar o compromisso com as políticas públicas voltadas para a primeira infância. Quatro inaugurações de escolas foram realizadas em três meses e, outras onze, estão em processo.

O novo prédio possui uma estrutura moderna, acolhedora e segura para as crianças de 1 a 3 anos que frequentam o espaço. “O prédio foi preparado para ser uma escola de educação infantil e está todo equipado e aparelhado para tanto. Uma obra muito importante, com um investimento significativo, para valorizar as crianças do Morro Santana”, destacou o prefeito Angelo Oswaldo.

Para a vice-prefeita Regina Braga, há muito o que se comemorar junto à comunidade. “Eu sei que isso aqui é a realização de um sonho, sobretudo para muitas mamães. Agora o Morro Santana tem uma creche de verdade”, ressaltou. A nova estrutura conta com berçário, salas de aprendizagem, banheiros adaptados, cozinha, refeitório e área de recreação.

Estrutura permanente

Fundada em setembro de 2003, a creche é fruto da mobilização comunitária — principalmente de mães trabalhadoras que buscavam um espaço confiável para deixar seus filhos — e funcionava em instalações provisórias. A nova sede tem caráter permanente e foi estruturada para oferecer cuidado, desenvolvimento integral e participação familiar.

Atualmente, a Creche Professora Anita Araújo atende 57 crianças e possui uma proposta pedagógica que valoriza o afeto, a escuta e o envolvimento das famílias. A nova estrutura amplia as possibilidades de atuação da equipe e garante melhores condições para o cotidiano escolar.

A unidade leva o nome da professora Anita Araújo, educadora ouro-pretana que dedicou sua vida ao ensino público. Ela é lembrada por sua ética, sensibilidade e compromisso com a educação. Nascida em 1911, Anita lecionou em importantes instituições da cidade, como o Instituto Barão de Camargos, a E. E. Dom Pedro II e a E. E. Dom Velloso.

Texto: Clara Costa

Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Autor de “Escrava Isaura”, Bernardo Guimarães tem semana de homenagens em Ouro Preto.

De 11 a 15 de agosto, Ouro Preto convida para uma semana especial em homenagem…

31 de julho de 2025

Ouro Preto: Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Imagem: Arthur Xavier/ PMOP A Secretaria de Agropecuária promoveu uma reunião para garantir a construção…

30 de julho de 2025

Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do…

29 de julho de 2025

Ano Jubilar: “Mãe, Virgem da Lapa, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança.”

SANTUÁRIO MARIANO ARQUIDIOCESANO 303 ANOS DE DEVOÇÃO 35º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE MARCELO…

25 de julho de 2025

Nova sinalização nas ruas de Ouro Preto

A Prefeitura de Ouro Preto inaugura, em 6 de agosto, a nova sinalização turística da…

25 de julho de 2025

Festival de Jazz chega a Ouro Preto com homenagens a Ella Fitzgerald e Dolores Duran

De 07 a 10 de agosto, quinta a domingo, Ouro Preto recebe a 23ª edição…

24 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!