Em Ouro Preto

No Dia Mundial do Turismo, Ouro Preto reafirma estratégias do setor

Neste sábado (27) é celebrado o Dia Mundial do Turismo. Em Ouro Preto, Cidade Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o turismo tem papel essencial não apenas na preservação da memória histórica e das tradições, mas também como um dos motores que movimentam a economia, gerando empregos e fortalecendo a identidade da comunidade.

Ao longo dos anos, a Prefeitura Municipal investe em iniciativas inovadoras e estratégicas para qualificar a experiência de quem visita a cidade. Por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, criou o Inventário da Oferta Turística (Invtur), que tem como objetivo levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos culturais e naturais, além dos serviços e equipamentos turísticos do município. Essa ação contribui para um mapeamento completo e organizado do potencial turístico local, servindo de apoio para gestores, pesquisadores e para o próprio turista, que tem à sua disposição várias informações para montar um roteiro de viagem e visitar Ouro Preto.

Outro grande avanço é o Guia Ouro Preto Digital, ação de digitalização do turismo cultural. A plataforma multilíngue reúne mapas interativos com geolocalização, rotas temáticas e personalizadas, realidade aumentada com reconhecimento por inteligência artificial, além de visitas em 360°. O guia é totalmente acessível, oferece mediação cultural em português, inglês, espanhol e libras, além de áudio, fonte ajustável e QR Codes em pontos estratégicos. Ainda emite relatórios de gestão que auxiliam no desenvolvimento de políticas públicas.

A cidade também passa por um processo de modernização da sinalização turística, seguindo padrões internacionais. Estão sendo instaladas 149 placas e totens em prédios e monumentos históricos, que garantem melhor orientação ao visitante e dão acesso às informações adicionais sobre a história e as curiosidades do objeto, por meio de QR Codes.

Eventos e visibilidade

O calendário anual de eventos de Ouro Preto conta com mais de 400 atividades ao longo do ano, a maioria gratuitas e abertas ao público. A promoção de eventos movimenta toda a cadeia de serviços do município, gerando emprego e renda por meio da economia criativa.

Além disso, representantes do poder público têm marcado presença em feiras de turismo em todo o Brasil, fortalecendo a promoção do município e dos atrativos da cidade. Nessas ocasiões, são feitas parcerias com agências, operadores e empresas do setor, ao mesmo tempo em que se estabelecem conexões estratégicas com outros destinos turísticos.

Imagem: Patrick de Araújo

Texto: Davi Saporetti/Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!