Blima Bracher

Natal de Ouro Preto viraliza e entra pro calendário de festas mais lindas do país

No dia 8 de dezembro, às 20 horas, Ouro Preto se transformou num presépio de “Luz e História”. Grupos de dança, teatro , Pastorinhas, Folia de Reis se misturaram aos turistas numa integração linda, onde todos eram parte da grande festa. A cidade, Patrimônio Cultural Mundial, famosa pelo casario colonial e igrejas barrocas realçou sua beleza com monumentos iluminados pela Energia da Cultura. O espetáculo pode ser visto até o dia de Reis, em 6 de janeiro.

Um cenário autêntico e genuíno, onde a magia de descobertas continua viva e pulsante no coração da Estrada Real. O charme das montanhas, cachoeiras, gastronomia, rotas de aventura, turismo rural e o clima romântico, aconchegante e familiar tornam Minas Gerais um dos estados que mais crescem por demanda turística, também no verão.

A programação cultural para o Natal guarda tradições populares como Folia de Reis, Pastorinhas e Corais. Além de shows, cortejos, espetáculos teatrais e, claro, as manifestações religiosas, que tornam a cidade única no mundo. Moradores e visitantes poderão se integrar aos festejos, como parte viva desta grande festa que se anuncia. A árvore de Natal, na Praça Tiradentes é a maior erguida na cidade até hoje.

O famoso pré-Carnaval já está embalando foliões ao som do bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios, o mais antigo em atividade do Brasil. Tudo em clima de festa e alegria

Ouro Preto convida para o Natal da Mineiridade, que vai celebrar as maravilhas do estado e suas tradições das mais variadas formas, mostrando aos visitantes e à população local, os costumes de diferentes regiões das Minas Gerais.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, a cidade histórica é um cenário único para as festividades do Natal. “As igrejas barrocas e as tradicionais missas natalinas lembrarão a rica herança cultural e religiosa da região.” enfatiza.
O coordenador geral do evento, Gilson Fernandes Antunes Martins, destaca que “Ouro Preto é uma de dia e outra à noite, ainda mais quando ganha uma iluminação especial. O Natal “Luz e História” é uma oportunidade para que a população e os visitantes possam aproveitar a temporada de Natal na cidade”.
Com a mudança de eixo do turismo nesta época do ano, o que se vê é uma procura por novas descobertas. “O aconchego de Ouro Preto e esta nova proposta, no ano passado, aqueceu a procura por hotéis, pousadas, restaurantes e o comércio local movimentando mais de R$ 10 milhões”, completa Gilson Fernandes.

O que se busca é e essência e a identidade do povo mineiro. Segundo a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira: “O Natal da Mineiridade terá uma programação riquíssima, intensa, diversa e plural, espalhada por várias regiões do estado e que tem a mineiridade como a sua força motriz. Celebramos a identidade e a tradição do povo mineiro. Isso dialoga com o compromisso da Cemig de democratização e ampliação do acesso às práticas artísticas e culturais no estado, além de fortalecer e preservar os costumes locais, e gerar emprego e renda”.
O Natal de Ouro Preto − Luz e História − é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Minas e Produção Holofote Cultural

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ely

Maravilhoso !ouro preto sempre!