Em Ouro Preto

Natal de “Luz e História” em Ouro Preto

Imagem: Ane Souz
Na próxima sexta-feira, 8 de dezembro, Ouro Preto receberá iluminação natalina junto a uma extensa programação cultural

Uma celebração repleta de história, cultura e cores, assim será o Natal em Ouro Preto. Este ano, as ruas serão iluminadas com decorações festivas, criando uma atmosfera encantadora. A programação cultural do “Natal de Luz e História” será iniciada no dia 8 de dezembro, às 20h30, na Praça Tiradentes com o Acendimento Oficial da Iluminação de Natal e seguirá até o final do mês. Neste período, moradores e turistas poderão contemplar as diversas atrações preparadas, que remetem à história de Vila Rica.

O Natal de Ouro Preto será repleto de “Luz e História” através dos festejos tradicionais das Folias de Reis, Pastorinhas e Corais, que são tradicionais na cidade. Dentro da programação estão previstas projeções mapeadas, feira de artesanato, Encontro de Folias de Reis, Circuito de Presépios e ainda uma pitada de carnaval, incluindo a apresentação do Clube Zé Pereira dos Lacaios: a agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil. O Natal da mineiridade, que honrará Minas Gerais e suas tradições em todas as suas formas é integrado por Ouro Preto. Durante o tempo das celebrações, os turistas terão a oportunidade de vivenciar mais os costumes do nosso município.

O evento “Natal de Luz e História” é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem produção da Holofote Cultural. À medida que as luzes decorativas enfeitam as fachadas das casas e comércios, a cidade ganha brilho e reflete o espírito natalino, unindo tradição e modernidade. Para além de uma celebração, será também uma oportunidade para a comunidade e os visitantes se conectarem com a história e a magia que cercam a cidade histórica. As igrejas barrocas da cidade e as tradicionais missas natalinas lembrarão a rica herança cultural e religiosa da região. Ouro Preto, com suas construções históricas e o legado da época do ciclo do ouro, proporciona um cenário único para as festividades natalinas. Venha ter essa experiência!

Confira a programação completa no site: https://nataldeouropreto.com.br/programacao/

Texto: Sabrina Pereira / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!