Imagem: Ane Souz
A Secretaria Municipal de Ouro Preto promove, no período de 04 a 07 de março, o mutirão oftalmológico para zerar a fila de primeira consulta no Município.
Os atendimentos vão ocorrer na carreta oftalmológica que ficará na Praça da Estação, na Barra, e os agendamentos para as consultas são realizados pela central de marcações da Secretaria Municipal de Saúde, que está fazendo contato com os pacientes que aguardam por atendimento para marcar a consulta (720 pacientes já foram agendados).
Além disso, a carreta atenderá os alunos em idade escolar entre 5 e 17 anos, dos municípios de Ouro Preto e Mariana, que fazem parte do Programa Miguilim, uma iniciativa do Governo do Estado para a promoção e prevenção de agravos oculares nas escolas públicas.
Programa Miguilim
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a oftalmologista Adriana Piuzana vai às escolas e realiza a triagem por meio do teste de Snellen, e as crianças que possuem indicações para uma avaliação oftalmológica completa são encaminhadas para acompanhamento.
A estimativa é que 250 crianças passem pela consulta no mutirão. A enfermeira Taciana Oliveira, uma das responsáveis pelo Programa Miguilim, explicou que após passar pelo atendimento médico, caso seja necessário, as crianças recebem óculos custeado pelo programa.
Além disso, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, ocorrerá um processo de avaliação da obesidade e síndrome metabólica nas crianças e adolescentes, que passarão por medição de índice de massa corpórea, pressão e circunferência abdominal. Caso os pais ou responsáveis autorizem, as crianças serão avaliadas enquanto esperam o atendimento oftalmológico.
Texto: Júlia Adrielle / Revisão: Nízea Coelho
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.