Em Ouro Preto

Museu Boulieu lança programação cultural do ano

Imagem: Neno Vianna/ PMOP
“Aqui está a história de amor de um casal pelas artes, pela fé e por Ouro Preto”. É assim que o presidente do Museu Boulieu, Zaqueu Astoni, descreve o lugar. Nessa quarta-feira (14), a instituição, localizada no Centro da cidade Patrimônio da Humanidade, celebrou três anos de funcionamento e lançou a programação dos próximos meses. A Prefeitura de Ouro Preto é uma parceira.

Com atividades educativas e de entretenimento, que aproximam o público da história e da cultura, o Museu Boulieu é muito mais do que um espaço para exposição de peças antigas. “Aqui é uma casa de arte que está em constante movimento”, afirmou a diretora-presidente do Instituto Cultural Aurum, Edneia Araújo.

Para ela, esse é o segredo que aproxima a população. “Estamos conseguindo que o ouro-pretano frequente a casa e tenha o sentimento de pertencimento”, destacou. Anualmente, cerca de 50 mil pessoas visitam as exposições e frequentam os eventos promovidos no museu. Desde 2022, 13 mil crianças e adolescentes realizaram oficinas sobre temas variados.

Programação

Música, exposições, apresentações e debates são algumas das atrações previstas na programação para os próximos meses. Em destaque, o “Arraial Boulieu”, que acontece em junho; os concertos com a Orquestra Jovem de Ouro Preto; o festival “Os Sons do Brasil”, com pluralidade de estilos musicais; e o “Sílabas e Sons”, que tem novas edições em outubro e novembro.

Além dos eventos abertos ao público, tem novidade no “Cardápio de Oficinas”: projeto educativo ofertado por agendamento. Escolas podem inscrever turmas para experiências individuais e coletivas de aprendizado, correlacionadas com os conteúdos escolares. Entre as opções: customização de roupas, produção de caderno utilizando técnica japonesa e exploração de linguagem não verbal para a comunicação.

Sobre o museu

Com um acervo de mais de 2 mil peças da coleção do casal Maria Helena e Jacques Boulieu, o “Museu Boulieu – Caminhos da Fé” reúne relíquias de variadas regiões do mundo nas quais se projetou a cultura ibérica, levada pelos navegadores e conquistadores portugueses e espanhóis.

Texto: Marília Mesquita

Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festival de Inverno de Ouro Preto tem programação para todos os públicos: confira

Com um leque grande que vai do erudito ao popular, passando por diversos gêneros musicais…

15 de julho de 2025

Noite ‘Do Barroco ao Pop” do Festival de Inverno levanta a Casa da Ópera

Com a batida dos baixos intermitentes , o Maestro Robson Bessa mostrou ao púbico que…

12 de julho de 2025

Festival de Inverno vai ocupar Horyo dos Contos em Ouro Preto

O Festival de Inverno 2025 vai ocupar o Parque Horto dos Contos com o "Horto…

10 de julho de 2025

Parceria entre Museu de Mariana e Palácio das Artes traz concertos para o Festival de Inverno

O Museu de Mariana, em parceria com o Palácio das Artes e a Fundação Clóvis…

4 de julho de 2025

Festival de Inverno acontece na Praça do Centro de Convenções: programação completa

Texto: Bruno Willens/ Revisão: Marília Mesquita Julho é especial em Ouro Preto porque tem o…

2 de julho de 2025

Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas de Mariana

De 2 a 4 de julho, escolas públicas de Mariana recebem o Circuito de Popularização…

30 de junho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!