Blima Bracher

Miguel Burnier: unidade de saúde reformada

Ângelo Oswaldo e Regina Braga levam mais saúde aos distritos

Dignidade e conforto: Unidade Básica de Apoio à Saúde de Miguel Burnier é entregue após reforma

Uma infraestrutura bem organizada, ainda que básica, traz impactos positivos para a saúde e permite às equipes realizar o trabalho de forma íntegra, garantindo ao paciente o atendimento necessário. Com telhados trocados, pintura interna e externa, móveis de escritório, equipamentos médico-hospitalares, como aparelhos para a realização de eletrocardiogramas e EPI’s, na última quarta-feira, 23 de fevereiro, a administração pública esteve presente no distrito de Miguel Burnier para a reinauguração da Unidade de Apoio à Saúde.

A 40 quilômetros da sede, Miguel Burnier possui fortes atividades mineradoras. A reforma faz parte de uma medida compensatória da Gerdau devido à atividade mineradora realizada no local. A execução e gerenciamento do projeto foi realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Saúde de Ouro Preto (Adop).

O prefeito Angelo Oswaldo e a vice-prefeita Regina Braga agradeceram a parceria da Gerdau, que está sempre em busca de um diálogo com a comunidade. “Estamos aqui sempre com vontade de fazer, de realizar, pois as pessoas que estão aqui merecem. Miguel Burnier sempre nos acolhe com muito carinho”, disse Regina.

A médica de família, Manainy Avezani, expressou a felicidade e gratidão pela reforma que, para ela, traz mais dignidade e conforto à equipe de saúde e aos pacientes. Ela conta que atender na região rural sempre foi o seu sonho, e que possui um projeto na Ufop pelo qual leva os estudantes para conhecerem a realidade dos distritos.

A Unidade de Saúde realiza atendimentos relacionados à atenção primária, visando a promoção e prevenção à saúde, como explica o coordenador da atenção primária, Ricardo Duarte.O secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, lembra que a atual gestão está empenhada em fortalecer estes serviços. No local, são realizados consultas de enfermagem, médicas, odontológicas, acompanhamento nutricional e agente comunitário de saúde.

Vânia Vicente, presidente da Associação de Moradores de Miguel Burnier, enfatizou que a reforma da Unidade é por todas as pessoas que vivem e viveram no distrito e o vereador Zé do Binga encerrou dizendo que este tipo de ação promove não apenas a saúde, mas também a valorização e conservação de Burnier.

FOTO DE NENO VIANNA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments