Desde o século XVIII dominava as cercanias do atual distrito de Miguel Burnier o lugar conhecido por Chiqueiro do Namon ou Xiqueiro do Alemão (sendo chamado somente de “Xiqueiro” no famoso mapa de Cláudio Manoel da Costa). Possuía especial importância, pois que aí perto se encontravam o Caminho Novo e o Caminho Velho, no local chamado de “Rodeio”.
No começo do século XX, nas proximidades do ‘Xiqueiro’, se instalou uma famosa fundição – a Usina Wigg – cuja produção era escoada pela estrada de ferro que ia a Ouro Preto e que passava nas proximidades. O ‘Xiqueiro’ foi gradualmente abandonado quando o lugarejo de São Julião passou a ser ponto estratégico pela maior proximidade da ferrovia e da usina (já em 1884 uma promissora estação ferroviária foi instada no local).
Em 1911 São Julião foi elevado à categoria de distrito (em detrimento do antigo ‘Xiqueiro’ que nunca fora elevado a tal). Em 1948 o distrito passou a se chamar Miguel Burnier em homenagem ao engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier, diretor da estrada no ano da inauguração da estação (1884).
Parte do casario se desenvolveu em torno da antiga estação, com arquitetura típica. Outra vertente da expansão urbana se deu nas proximidades da imponente igreja do arraial. Esta expansão, irregular, deu a feição atual do distrito, ainda com arruamento confuso, e, por isso mesmo, curioso e pitoresco. Agora, a prefeitura de Ouro Preto quer revitalizar a região.
Representantes de Miguel Burnier se reuniram na quinta-feira, 29 de julho, com a Prefeitura de Ouro Preto para solicitar algumas melhorias no distrito, favorecendo o turismo na região e proporcionando melhor qualidade de vida para os moradores.
A Prefeitura está em contato com a Gerdau negociando essas melhorias na região, que é altamente impactada pela exploração de minério. “Continuamos na luta pra fazer justiça a esta região rica, que muito contribui para os cofres públicos. A esperança é muito grande, não vai faltar empenho da nossa gestão e dos nossos secretários para finalmente investir na região”, ressaltou a vice-prefeita, Regina Braga.
A reunião contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, a vice Regina Braga e nove secretários das pastas municipais: Casa Civil, Cultura e Patrimônio, Defesa Social, Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Obras e Urbanismo, Meio Ambiente e Saúde. Na ocasião, o executivo entregou para os moradores um dossiê com o planejamento das secretarias para a região, discutido o restauro de vários pontos turísticos e melhorias no distrito, como obras de estradas.
“Estamos com a expectativa renovada e fortalecida para que nós possamos realmente trazer para o distrito de Miguel Burnier melhor qualidade de vida e alguns investimentos que favorecem a infraestrutura”, disse Marco Antônio, cidadão e comerciante de Miguel Burnier que esteve à frente da reunião apresentando as reivindicações.
Foto: Neno Vianna
Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…
A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…
Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…
Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…
Do dia 23 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, Ouro Preto…
Imagem: Ane Souz Por: Vívian Chagas A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria…
Ver Comentários
Muito bacana a iniciativa!!!
Existe um projeto de criação de uma rota turística saindo de Bh até Ouro Preto que passa por lá. Seria utilizada a terraplenagem da antiga linha férrea, que está desativada e sem trilhos. É uma rota para ciclistas, cavalos e peregrinos.
https://www.instagram.com/ourotrilha/?hl=pt-br