Blima Bracher

Matriz de Glaura em restauro: joia do barroco

Pequena joia do barroco mineiro

O prefeito Angelo Oswaldo e o deputado Bosco visitaram o distrito de Glaura para acompanhar o andamento dos trabalhos de restauração da Matriz de Santo Antônio, os quais estão na segunda fase e são conduzidos pelo Iphan com parceria da Prefeitura e da empresa Vale. Mas o prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar outras melhorias que estão previstas e irão beneficiar muito a comunidade.

“Indiquei a estrada Glaura-Soares-Ponte de Ana de Sá para a empresa Vale, para ser pavimentada com bloquetes feitos com rejeitos da mineração, e será importantíssimo para nosso distrito, facilitando o contato de Glaura com toda a região próxima. Também concluiremos as obras do ginásio coberto da Escola Municipal Benedito Xavier, que estavam paralisadas por questões burocráticas, e do ginásio da Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo em Amarantina”. Angelo ainda confirmou a reforma do posto de saúde de Glaura.

Regina Braga vice-prefeita ressaltou a importância da matriz para a cidade. “É uma joia rara de Glaura, de Ouro Preto, de Minas e do Brasil. É uma luta antiga, desde a época de vereadora e agora como vice-prefeita, estou muito feliz e orgulhosa de estar vendo aqui o andamento desse trabalho. Agradeço a todos os envolvidos e principalmente à comunidade pela luta. Hoje a gente já vê um grande sonho realizado”. A superintendente do IPHAN em Minas Gerais, Débora Nascimento, comenta sobre esse processo da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Glaura. “Recebemos com muita satisfação a visita do presidente da comissão de cultura da ALMG, deputado João Bosco, do prefeito de Ouro Preto, Angelo Osvaldo, e de outras autoridades municipais no canteiro de obras da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Glaura. Com a primeira etapa dos trabalhos já concluída e a segunda em andamento, já são cerca de R$ 4,8 milhões investidos no templo. Embora essas melhorias já permitam o retorno pleno das atividades da Igreja, haverá, ainda, uma terceira fase, dedicada à restauração dos elementos artísticos. O caráter contínuo desse projeto faz com que as parcerias no âmbito municipal, estadual e federal sejam fundamentais.”

Margareth Monteiro, secretária de Cultura e Patrimônio, deu boas novas aos glaurenses. “Retornaremos com o polo cultural de Glaura e já estamos em negociação com a Vale para trazer ao distrito o programa de educação patrimonial para nos apoiar com a manutenção da casa. Também traremos de volta o projeto Internet Para Todos e, em breve, as crianças e adultos serão contemplados com uma série de atividades, oficinas e palestras. E, assim que retomamos as aulas, a ex-vice-reitora da UFMG, Heloísa Starling, terá uma conversa sobre Glaura para que os alunos conheçam a história do distrito e possam valorizar ainda mais esse pedacinho de terra que é tão excepcional, carinhoso e receptivo”.

O deputado Bosco, que também é presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ressaltou a alegria em estar novamente no distrito e ver as obras tão adiantadas e com qualidade. “Poder ter participado desde o início na busca de parcerias com o IPHAN e Vale foi algo extremamente marcante e com apoio integral do Angelo, que à época era secretário de Cultura do Estado, é muito gratificante. Também anunciando junto com o prefeito recursos para investimentos nos campos dos dois clubes, Santa Cruz e Casa Branca, tradicionais e que merecem nosso apoio”.

Eder Zacarias, presidente da Associação dos Moradores de Glaura, disse que foi um dia muito especial. “A subvenção que será repassada aos nossos dois times, Santa Cruz e Casa Branca, é de grande importância e agradeço ao deputado Bosco, ao Angelo Oswaldo e Regina Braga que estão sempre conosco. Outra boa notícia foi que tivemos o aval do prefeito para a ampliação e reestruturação do posto de saúde de Glaura e o projeto já está em processo de aprovação e será muito importante para o distrito que está em constante crescimento”.

Fotos: Neno Vianna.

@blimabracher #blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments