Em Ouro Preto

Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP
O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do povo negro em Ouro Preto segue ganhando destaque nacional. O diretor de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal, Kedison Guimarães, foi convidado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para compor a comissão de seleção do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido anualmente pela instituição.

“Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto, que promove a convergência de todos aqueles que trabalham os grandes temas da cultura negra e afro-brasileira”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo. Inaugurada em 2008, a Casa de Cultura Negra propõe a realização de atividades sociais e educativas, além do fortalecimento e valorização das tradições da pessoa negra.

Ao integrar a comissão de seleção do prêmio, Kedison se junta ao esforço de reconhecer iniciativas transformadoras em todo o país. “Minha expectativa é de que possamos valorizar as experiências que fortalecem o patrimônio cultural a partir das vozes, dos trabalhos e das lutas de todas e todos que sonham com um país mais justo”, destacou.

Reconhecimento

Em 2024, a Casa de Cultura Negra de Ouro Preto foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, pela preservação da história e das contribuições negras para a cultura nacional. A premiação aconteceu em Brasília, e o tema da edição foi a “Promoção da Igualdade Racial”, em comemoração aos 20 anos da Lei nº 10.639, que estabelece o ensino da história da África nas escolas brasileiras.

“Trata-se da principal premiação do país no campo da preservação e valorização do patrimônio cultural, e tê-lo recebido em um ano em que a temática foi a promoção da igualdade racial trouxe um significado ainda mais profundo. O prêmio deu visibilidade a ações que, muitas vezes, são invisibilizadas, mas que são fundamentais para a construção de uma memória mais justa, plural e representativa”, frisou Kedison.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é promovido pelo Iphan desde 1987, como mecanismo de fomento às ações de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da sua originalidade, relevância e caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público. Este ano, o tema será “Patrimônio Cultural, Territórios e Sustentabilidade”.

Texto: Yan Lucas

Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Posse dos membros do Conselho dos Direitos da População LGBTQIAP+ em Ouro Preto

A Casa dos Conselhos empossou os membros do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTQIAP+…

11 de setembro de 2025

Confira programação do Festival Gastronômico de Ouro Preto que vai até domingo, dia 7 de setembro

O 4º Festival Gastronômico de Ouro Preto acontece na Praça da UFOP, no bairro Pilar,…

5 de setembro de 2025

Reinauguração e agenda do Campo Society da Bauxita

O campo society, localizado na Praça José Marçal, no bairro Bauxita, será reinaugurado após manutenção…

4 de setembro de 2025

1º Seminário: Café dos Inconfidentes

No último sábado, 23 de agosto, aconteceu o Seminário Café dos Inconfidentes, primeiro seminário técnico…

28 de agosto de 2025

Conheça a agenda da Trupe Sons do Brasil

A Trupe Sons do Brasil está de volta às estradas mineiras com seu espetáculo cênico-musical…

27 de agosto de 2025

Museu Casa dos Inconfidentes em Ouro Preto será fechado para reforma

O Museu Casa dos Inconfidentes, localizado na Vila Aparecida, ficará fechado para reforma a partir…

25 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!