Em Ouro Preto

Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP
O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do povo negro em Ouro Preto segue ganhando destaque nacional. O diretor de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal, Kedison Guimarães, foi convidado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para compor a comissão de seleção do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido anualmente pela instituição.

“Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto, que promove a convergência de todos aqueles que trabalham os grandes temas da cultura negra e afro-brasileira”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo. Inaugurada em 2008, a Casa de Cultura Negra propõe a realização de atividades sociais e educativas, além do fortalecimento e valorização das tradições da pessoa negra.

Ao integrar a comissão de seleção do prêmio, Kedison se junta ao esforço de reconhecer iniciativas transformadoras em todo o país. “Minha expectativa é de que possamos valorizar as experiências que fortalecem o patrimônio cultural a partir das vozes, dos trabalhos e das lutas de todas e todos que sonham com um país mais justo”, destacou.

Reconhecimento

Em 2024, a Casa de Cultura Negra de Ouro Preto foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, pela preservação da história e das contribuições negras para a cultura nacional. A premiação aconteceu em Brasília, e o tema da edição foi a “Promoção da Igualdade Racial”, em comemoração aos 20 anos da Lei nº 10.639, que estabelece o ensino da história da África nas escolas brasileiras.

“Trata-se da principal premiação do país no campo da preservação e valorização do patrimônio cultural, e tê-lo recebido em um ano em que a temática foi a promoção da igualdade racial trouxe um significado ainda mais profundo. O prêmio deu visibilidade a ações que, muitas vezes, são invisibilizadas, mas que são fundamentais para a construção de uma memória mais justa, plural e representativa”, frisou Kedison.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é promovido pelo Iphan desde 1987, como mecanismo de fomento às ações de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da sua originalidade, relevância e caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público. Este ano, o tema será “Patrimônio Cultural, Territórios e Sustentabilidade”.

Texto: Yan Lucas

Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Prefeitura de Ouro Preto investe na qualificação dos profissionais do Setor Turístico

Diversos profissionais participaram da Qualificação da Mão de Obra de Turismo. Eles irão receber o…

19 de agosto de 2025

Guia digital de Ouro Preto em aplicativo

A Prefeitura de Ouro Preto lança o Guia Ouro Preto Digital na próxima terça-feira, em…

19 de agosto de 2025

Handebol é promessa para crianças em Ouro Preto

As crianças e adolescentes que compõem a equipe feminina do Projeto queMini-Handebol, desenvolvido pela Secretaria…

18 de agosto de 2025

Ouro Preto reforça compromisso com Patrimônio Cultural

No dia 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, Ouro Preto…

14 de agosto de 2025

Confira Programação cultural e religiosa de Nossa Senhora da Lapa em Antônio Pereira

A conquista do título de Patrimônio Imaterial reforça o valor histórico, cultural e religioso da…

13 de agosto de 2025

Cadastramento escolar da rede municipal de Ouro Preto já começou

Cadastramento escolar da rede municipal de Ouro Preto começou; prazo segue até outubro A Prefeitura…

11 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!