Em Ouro Preto

Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP
O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do povo negro em Ouro Preto segue ganhando destaque nacional. O diretor de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal, Kedison Guimarães, foi convidado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para compor a comissão de seleção do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido anualmente pela instituição.

“Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto, que promove a convergência de todos aqueles que trabalham os grandes temas da cultura negra e afro-brasileira”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo. Inaugurada em 2008, a Casa de Cultura Negra propõe a realização de atividades sociais e educativas, além do fortalecimento e valorização das tradições da pessoa negra.

Ao integrar a comissão de seleção do prêmio, Kedison se junta ao esforço de reconhecer iniciativas transformadoras em todo o país. “Minha expectativa é de que possamos valorizar as experiências que fortalecem o patrimônio cultural a partir das vozes, dos trabalhos e das lutas de todas e todos que sonham com um país mais justo”, destacou.

Reconhecimento

Em 2024, a Casa de Cultura Negra de Ouro Preto foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, pela preservação da história e das contribuições negras para a cultura nacional. A premiação aconteceu em Brasília, e o tema da edição foi a “Promoção da Igualdade Racial”, em comemoração aos 20 anos da Lei nº 10.639, que estabelece o ensino da história da África nas escolas brasileiras.

“Trata-se da principal premiação do país no campo da preservação e valorização do patrimônio cultural, e tê-lo recebido em um ano em que a temática foi a promoção da igualdade racial trouxe um significado ainda mais profundo. O prêmio deu visibilidade a ações que, muitas vezes, são invisibilizadas, mas que são fundamentais para a construção de uma memória mais justa, plural e representativa”, frisou Kedison.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é promovido pelo Iphan desde 1987, como mecanismo de fomento às ações de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da sua originalidade, relevância e caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público. Este ano, o tema será “Patrimônio Cultural, Territórios e Sustentabilidade”.

Texto: Yan Lucas

Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Ano Jubilar: “Mãe, Virgem da Lapa, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança.”

SANTUÁRIO MARIANO ARQUIDIOCESANO 303 ANOS DE DEVOÇÃO 35º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE MARCELO…

25 de julho de 2025

Nova sinalização nas ruas de Ouro Preto

A Prefeitura de Ouro Preto inaugura, em 6 de agosto, a nova sinalização turística da…

25 de julho de 2025

Festival de Jazz chega a Ouro Preto com homenagens a Ella Fitzgerald e Dolores Duran

De 07 a 10 de agosto, quinta a domingo, Ouro Preto recebe a 23ª edição…

24 de julho de 2025

Começa nesta sexta, dia 25, Festival de Teatro de Mariana com grandes nomes do humor

O Festival de Popularização do Teatro de Mariana será realizado neste fim de semana, de…

24 de julho de 2025

Circuito de Popularização do Teatro leva cultura gratuita e reflexão aos distritos de Mariana

A arte teatral está chegando ainda mais perto da população com o Circuito de Popularização…

17 de julho de 2025

Festival de Inverno de Ouro Preto tem programação para todos os públicos: confira

Com um leque grande que vai do erudito ao popular, passando por diversos gêneros musicais…

15 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!