Lançamento do Livro “Estrábica”, de Blima Bracher, e exposição das ilustrações de Carlos Bracher no Festival de Inverno Ouro Preto 2023
“Estrábica” é um compilado de crônicas que tem conteúdo atual e, ao mesmo tempo, resgata nas reminiscências da autora, memórias do ateliê de seu pai, Carlos Bracher O livro foi editado pela Viseu.
As crônicas fazem um passeio pitoresco pelas lembranças adolescentes em Ouro Preto e aborda lugares do mundo que marcaram a vivência de Blima como a Bahia, São Paulo, Buenos Aires e Europa.
Saudosismo e questionamentos atuais são costurados com uma: “Leitura que flui, elegante e agradável, por este delicioso “Estrábica”. As artes brasileiras aparecem com personagens fundamentais como: José Celso Martinez, Vinícius de Moraes, Ferreira Gullar e Belchior. Acompanhar os passos deles por Ouro Preto é um privilégio que Blima Bracher agora divide com o público”, diz no prefácio o ex-presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares. Também prefaciaram o livro: o jornalista e escritor Walter Navarro; e o literata Pedro Drummond de Andrade.
O título é uma homenagem ao movimento @bengalaverde, que busca conscientizar as pessoas sobre a condição de Baixa Visão. Não é esse o caso da autora, que tem acuidade visual reduzida, mas consegue, com dioptros, corrigir tal condição.
Como parte do evento de lançamento do livro, ocorrerá na Casa de Gonzaga a Exposição das Ilustrações do Livro “Estrábica”, por Carlos Bracher. O artista acompanhou o processo da filha ao escrever o livro. Faltavam as ilustrações. Então Blima, que gosta de brincar com selfies, maquiagens e possibilidades múltiplas de seu ser, pediu ao pai e artista que interferisse nas imagens, criando 17 telas feitas com aquarela e giz de cera. A ideia do evento é criar um ambiente de Baixa Visão para que as pessoas entendam as dificuldades que esta condição pode oferecer como obstáculos.
Usando a técnica de aquarela e lápis cera, Bracher incentivou e ilustrou a obra. O Projeto Gráfico Original, de Flávia Costa; os textos, de Blima Bracher; e as ilustrações, de Carlos Bracher concorrem ao Prêmio Jabuti.
Sobre a autora Blima Bracher
Blima Bracher é formada em Comunicação Social pela UFMG e em Engenharia Civil pela UFOP. Optando pelo Jornalismo, trabalhou por 12 anos em TV, com passagens pela Rede Minas, Globo, no interior, e atuando como repórter de Rede e apresentadora na Band Minas. Foi editora e co-criadora da Revista Encontro Gastrô. Atualmente, é Colunista do Portal Uai, dos Diários Associados, onde escreve sobre cultura, gastronomia e crônicas, com mais de 2 milhões de views. Começou a escrever Crônicas para o Portal Ouro Preto em 2018. Em 2020, ganhou o Prêmio Nacional SESC de Literatura, na categoria Rubem Braga, com a crônica “Ouro em Minas, Cana na Bahia”. Em 2017, ganhou o Prêmio de Literatura da Academia Juizforana de Letras com a crônica “O Castelinho Bem Assombrado”, que fala da residência e da saga artística da família Bracher em Juiz de Fora. Fez diversos documentários, entre eles: “Âncoras aos Céus” em 2007, premiado no CINEOP; e “Bracher: Pintura e Permanência”, para a exposição homônima que percorreu os CCBBs de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Usiminas entre 2014 e 2015, tendo sido laureado no Festival de Cinema de Tiradentes. Também trabalha como pesquisadora iconográfica, bibliográfica e audiovisual no Atelier Carlos Bracher.
Sobre Carlos Bracher
Carlos Bracher é dos grandes nomes da pintura do Brasil, sendo Membro da Academia Mineira de Letras e Professor Honorário, título que recebeu da Universidade Federal de Ouro Preto. Ao lado da filha – a jornalista e escritora Blima Bracher, que lança no Festival de Inverno de Ouro Preto e depois na Academia Mineira de Letras, o livro “Estrábica” -, Carlos Bracher ilustrou 17 crônicas. D ata: 14/7 sexta-feira/ Hora: a partir das 18h na Casa de Gonzaga , à rua Cláudio Manuel 61, em Ouro Preto.
Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…
No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…
O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…
Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…
Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…