Em Ouro Preto

Lançamento do livro ” Estrábica” de Blima Bracher tem exposição das ilustrações de Carlos Bracher

Lançamento do Livro “Estrábica”, de Blima Bracher, e exposição das ilustrações de Carlos Bracher no Festival de Inverno Ouro Preto 2023

“Estrábica” é um compilado de crônicas que tem conteúdo atual e, ao mesmo tempo, resgata nas reminiscências da autora, memórias do ateliê de seu pai, Carlos Bracher O livro foi editado pela Viseu. 

As crônicas fazem um passeio pitoresco pelas lembranças adolescentes em Ouro Preto e aborda lugares do mundo que marcaram a vivência de Blima como a Bahia, São Paulo, Buenos Aires e Europa.

Saudosismo e questionamentos atuais são costurados com uma: “Leitura que flui, elegante e agradável, por este delicioso “Estrábica”. As artes brasileiras aparecem com personagens fundamentais como: José Celso Martinez, Vinícius de Moraes, Ferreira Gullar e Belchior. Acompanhar os passos deles por Ouro Preto é um privilégio que Blima Bracher agora divide com o público”, diz no prefácio o ex-presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares. Também prefaciaram o livro: o jornalista e escritor Walter Navarro; e o literata Pedro Drummond de Andrade.

O título é uma homenagem ao  movimento @bengalaverde,  que busca conscientizar as pessoas sobre a condição de Baixa Visão. Não é esse o caso da autora, que tem acuidade visual reduzida, mas consegue, com dioptros, corrigir tal condição.

Como parte do evento de  lançamento do livro, ocorrerá na Casa de Gonzaga a   Exposição das Ilustrações do Livro “Estrábica”, por Carlos Bracher. O artista acompanhou o processo da filha ao escrever o livro. Faltavam as ilustrações. Então Blima, que gosta de brincar com selfies, maquiagens e possibilidades múltiplas de seu ser, pediu ao pai e artista que interferisse nas imagens, criando 17 telas feitas com aquarela e giz de cera.   A ideia do evento  é criar um ambiente de Baixa Visão para que as pessoas entendam as dificuldades que esta condição pode oferecer como obstáculos.

Usando a técnica de aquarela e lápis cera, Bracher incentivou e ilustrou a obra. O Projeto Gráfico Original,  de Flávia Costa; os textos, de Blima Bracher; e as ilustrações, de Carlos Bracher concorrem ao Prêmio Jabuti.

Sobre a autora Blima Bracher

Blima Bracher é formada em Comunicação Social pela UFMG e em Engenharia Civil pela UFOP. Optando pelo Jornalismo, trabalhou por 12 anos em TV, com passagens pela Rede Minas,  Globo, no interior, e atuando como repórter de Rede e apresentadora na Band Minas. Foi editora e co-criadora da Revista Encontro Gastrô. Atualmente, é Colunista do Portal Uai, dos Diários Associados, onde escreve sobre cultura, gastronomia e crônicas, com mais de 2 milhões de views. Começou a escrever Crônicas para o Portal Ouro Preto em 2018. Em 2020,  ganhou o Prêmio Nacional SESC de Literatura, na categoria Rubem Braga, com a crônica “Ouro em Minas, Cana na Bahia”. Em 2017, ganhou o Prêmio de Literatura da Academia Juizforana de Letras com a crônica “O Castelinho Bem Assombrado”, que fala da residência e da saga artística da família Bracher  em Juiz de Fora. Fez diversos documentários, entre eles: “Âncoras aos Céus” em 2007, premiado no CINEOP; e “Bracher: Pintura e Permanência”, para a exposição homônima que percorreu os CCBBs de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Usiminas entre 2014 e 2015, tendo sido laureado no Festival de Cinema de Tiradentes. Também trabalha como pesquisadora iconográfica, bibliográfica e audiovisual no Atelier Carlos Bracher.

Sobre  Carlos Bracher

Carlos  Bracher  é  dos grandes nomes da pintura do Brasil, sendo Membro da Academia Mineira de Letras e Professor Honorário, título que recebeu da Universidade Federal de Ouro Preto.  Ao lado da filha – a jornalista e escritora Blima Bracher, que lança no Festival de Inverno de Ouro Preto e depois na Academia Mineira de Letras, o livro “Estrábica” -, Carlos Bracher ilustrou 17 crônicas.                                           D ata: 14/7  sexta-feira/ Hora: a partir das 18h na Casa de Gonzaga , à rua Cláudio Manuel 61, em Ouro Preto.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!