Em Ouro Preto

Inventário Turístico de Ouro Preto mostra maior procura pela cidade e suas atrações

A Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria de Cultura e Turismo, divulga os dados do Inventário da Oferta Turística (Invtur) com as informações coletadas até o mês de dezembro de 2023. O documento serve como mapeamento dos serviços do setor turístico do município de Ouro Preto. O relatório inclui os meios de hospedagem, espaços para eventos, bares e restaurantes disponíveis para os visitantes, além das agências de viagem e guias de turismo da região.

Ouro Preto dispõe de oportunidades de lazer diversificadas. No que tange ao Turismo Histórico-Cultural, muitos empreendimentos movimentam o destino turístico para atender os 500 mil turistas, que visitam a cidade, por ano, o que demonstra a importância econômica da atividade e potencializa o fomento a novos equipamentos no município, de acordo com os dados do setor de pesquisas da Secretaria de Turismo de Ouro Preto.

A pesquisa identificou 202 meios de hospedagem, com 5.693 leitos e 2.341 unidades habitacionais; 157 restaurantes, bares, cafés, lanchonetes e produtos; 8 agências de viagem e operadoras; 8 transportadoras turísticas; 14 serviços para eventos, como Centro de Convenções, auditórios, empresas organizadoras e promotoras de eventos e de espaços para shows e eventos; 65 atrativos turísticos, como museus, igrejas, minas de ouro, parques, teatros e anfiteatros; 89 atrações, como mirantes, capelas, passos da paixão, chafarizes, oratórios, pontes e estátuas; e 63 Guias de Turismo com o Cadastur, registro do Ministério do Turismo.

Os dados coletados também abastecem o site do turismo: turismo.ouropreto.mg.gov.br, onde estão disponibilizados para o público. O portal é uma importante ferramenta de divulgação, bastante acessado por pessoas que querem conhecer a cidade e obter informações para programar a sua viagem e estadia na cidade.

De acordo o diretor de Turismo, Felipe Xavier, todo início do ano serão divulgados os dados totais e atualizados do inventário, que é trabalho realizado pela equipe do Departamento de Turismo. “As informações inventariadas pela equipe devem ser divulgadas, pois são dados de referências da cidade e demonstra o trabalho diário desempenhado pela equipe técnica da secretaria”, enfatizou o diretor.

O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, destacou a importância dessas informações para o município de Ouro Preto. “O número de turistas na cidade vem crescendo durante o ano e a cidade precisa ter este conjunto de atrações e de produtos turísticos à disposição para satisfazer os visitantes e suas necessidades, o que demonstra os dados da oferta turística de Ouro Preto. Sim, a cidade está preparada para receber nossos visitantes!”, ressaltou o secretário.

O relatório pode ser consultado no link. Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Turismo, por meio do telefone 3551 7329, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, ou via e-mail invtur@ouropreto.mg.gov.br. Os estabelecimentos e gestores de atrativos turísticos que tiverem interesse e que queiram contribuir com a estruturação do inventário também podem entrar em contato com o setor.

Sobre o INVTUR:

O Inventário da Oferta Turística (Invtur) consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos culturais e naturais, serviços e equipamentos turísticos. Alguns exemplos desses equipamentos são: hotéis, restaurantes, lojas de artesanato, as estruturas de apoio ao turismo, como postos de saúde, farmácias, as instâncias de gestão e outros itens e condições gerais, que viabilizam a atividade turística, além de funcionar como um diagnóstico para o turismo local.

Texto: Patrícia Souza / Revisão: Greiza Tavares

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Crônica, por Blima Bracher: ” Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios “

Crônica, por @blimabracher: " Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios"…

14 de outubro de 2024

Exposição de bordados inspirados na obra de Carlos e Fani Bracher está na Casa dos Contos de OP

>Cerca de 100 pessoas inclusive o prefeito reeleito, Angelo Oswaldo, prestigiaram a inauguração da exposição…

11 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!