Em Ouro Preto

Inventário Turístico de Ouro Preto mostra maior procura pela cidade e suas atrações

A Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria de Cultura e Turismo, divulga os dados do Inventário da Oferta Turística (Invtur) com as informações coletadas até o mês de dezembro de 2023. O documento serve como mapeamento dos serviços do setor turístico do município de Ouro Preto. O relatório inclui os meios de hospedagem, espaços para eventos, bares e restaurantes disponíveis para os visitantes, além das agências de viagem e guias de turismo da região.

Ouro Preto dispõe de oportunidades de lazer diversificadas. No que tange ao Turismo Histórico-Cultural, muitos empreendimentos movimentam o destino turístico para atender os 500 mil turistas, que visitam a cidade, por ano, o que demonstra a importância econômica da atividade e potencializa o fomento a novos equipamentos no município, de acordo com os dados do setor de pesquisas da Secretaria de Turismo de Ouro Preto.

A pesquisa identificou 202 meios de hospedagem, com 5.693 leitos e 2.341 unidades habitacionais; 157 restaurantes, bares, cafés, lanchonetes e produtos; 8 agências de viagem e operadoras; 8 transportadoras turísticas; 14 serviços para eventos, como Centro de Convenções, auditórios, empresas organizadoras e promotoras de eventos e de espaços para shows e eventos; 65 atrativos turísticos, como museus, igrejas, minas de ouro, parques, teatros e anfiteatros; 89 atrações, como mirantes, capelas, passos da paixão, chafarizes, oratórios, pontes e estátuas; e 63 Guias de Turismo com o Cadastur, registro do Ministério do Turismo.

Os dados coletados também abastecem o site do turismo: turismo.ouropreto.mg.gov.br, onde estão disponibilizados para o público. O portal é uma importante ferramenta de divulgação, bastante acessado por pessoas que querem conhecer a cidade e obter informações para programar a sua viagem e estadia na cidade.

De acordo o diretor de Turismo, Felipe Xavier, todo início do ano serão divulgados os dados totais e atualizados do inventário, que é trabalho realizado pela equipe do Departamento de Turismo. “As informações inventariadas pela equipe devem ser divulgadas, pois são dados de referências da cidade e demonstra o trabalho diário desempenhado pela equipe técnica da secretaria”, enfatizou o diretor.

O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, destacou a importância dessas informações para o município de Ouro Preto. “O número de turistas na cidade vem crescendo durante o ano e a cidade precisa ter este conjunto de atrações e de produtos turísticos à disposição para satisfazer os visitantes e suas necessidades, o que demonstra os dados da oferta turística de Ouro Preto. Sim, a cidade está preparada para receber nossos visitantes!”, ressaltou o secretário.

O relatório pode ser consultado no link. Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Turismo, por meio do telefone 3551 7329, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, ou via e-mail invtur@ouropreto.mg.gov.br. Os estabelecimentos e gestores de atrativos turísticos que tiverem interesse e que queiram contribuir com a estruturação do inventário também podem entrar em contato com o setor.

Sobre o INVTUR:

O Inventário da Oferta Turística (Invtur) consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos culturais e naturais, serviços e equipamentos turísticos. Alguns exemplos desses equipamentos são: hotéis, restaurantes, lojas de artesanato, as estruturas de apoio ao turismo, como postos de saúde, farmácias, as instâncias de gestão e outros itens e condições gerais, que viabilizam a atividade turística, além de funcionar como um diagnóstico para o turismo local.

Texto: Patrícia Souza / Revisão: Greiza Tavares

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa registrada como Patrimônio Imaterial

Imagem: Patrick de Araújo Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz Na última quinta-feira, dia…

31 de março de 2025

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…

27 de março de 2025

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…

26 de março de 2025

Ouro Preto e distritos esperam 60 mil turistas na Semana Santa

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…

25 de março de 2025

Lançamento do Documentário do Festival da Terra 2024 destaca Juventude e Agroecologia em Ouro Preto

Na última sexta-feira (22), o Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, foi palco…

24 de março de 2025

Conheçam a programação da Semana Santa de Ouro Preto: tradição e fé

A mais tradicional Semana Santa de Minas sera um espetáculo arrebatador pelas ruias e templos…

24 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!