Blima Bracher

Internet popular gratuita em Antônio Pereira

Imagem: Neno Vianna
Cumprindo mais uma ação do Plano de Governo, a Prefeitura de Ouro Preto inaugurou ontem, 31, um ponto de internet gratuito no Centro Administrativo de Antônio Pereira, uma importante entrega para a comunidade. Essa ação visa promover o acesso à informação e à tecnologia, fortalecendo e impulsionando o empreendedorismo local.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tenologia, Felipe Guerra, ressaltou que essa era uma ação importantíssima para a cidade. “Internet de qualidade e gratuita para a população. Esse era o objetivo, foi cumprido com excelência e será replicado em todos os distritos ouro-pretanos. O comércio ali da frente já comemorou que melhorou o sinal da máquina de cartão e agora funciona muito melhor. São pequenos passos, pequenas vitórias em prol da população e do empresariado local.

O ponto de internet gratuito é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), por meio da parceria entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto.

Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante

Buscando ampliar os atendimentos aos empreendedores da sede e distritos, a Sala do Empreendedor de Ouro Preto retomou o projeto itinerante, iniciando em Antônio Pereira. Os atendimentos aconteceram das 10h às 16h, com mais de 20 empresas regularizadas, formalizando os empreendimentos do distrito e fomentando o comércio local.

A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante ofereceu orientações sobre a abertura de empresas, auxílio na criação, licenciamento e emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI), do Microempreendedor Individual (MEI). Também deram dicas e orientações sobre como preencher currículos e o cadastro para cursos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pelo SEBRAE. “Estamos dando consultorias para os empreendedores terem mais estabilidade, para o desenvolvimento das atividades do seu negócio e levaremos essa ação a todos os distritos, sendo Lavras Novas, Cachoeira do Campo e Amarantina os próximos, dando aos cidadãos acesso as informações e se regularizem”, explica Kennyel Franco, gestor da Sala do Empreendedor de Ouro Preto.

Felipe Guerra reforça a relevância dessa entrega para a população e para o empresariado de Antônio pereira. “Uma ação muito importante trazendo capacitação, regularização para as empresas, que terão direitos garantidos e mais oportunidades para captação de recursos, empréstimos, editais. Uma política pública da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cumprindo uma parceria com a Câmara Municipal, já que foi um pedido de todos os vereadores, em especial o Vander Leitoa e Renato Zoroastro. Mais de 20 empresas formalizadas, contribuindo com a cidade e assegurando seus direitos como empreendimentos”.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, diz que itinerância da Sala é uma inovação. “Com uma equipe aguerrida, brilhante, a Secretaria está indo a todos os pontos da cidade levando a possibilidade de regularização, de formação de empresas. Isso serve para os empreendimentos poderem atuar mais amplamente e serem reconhecidos no espaço luminoso dos investimentos, que propulsionam o nosso crescimento econômico”.

Gilmar Alves, empresário de Antônio Pereira, parabenizou o atendimento da equipe e toda a explanação recebida. “Saio da informalidade e já sei as adequações que preciso fazer. A equipe foi muito solícita, educada e gostei muito das orientações passadas. Aprovo essa iniciativa que atende a uma demanda, e é bom para Ouro Preto também, pois você entra para uma base de arrecadação, saindo da informalidade”, Gilmar também agendou uma consultoria para auxiliar na gestão do seu empreendimento.

A vice-prefeita Regina Braga, ressaltou o pouco tempo de existência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a importância das entregas feitas pela pasta. “A gente estar na lei, regularmente, é a melhor coisa do mundo. A gente sonhou com tudo que está acontecendo hoje, o PADE, a diversificação econômica e a ADOP foi criada para isso e agora temos uma secretaria específica, um fundo, um conselho e a Sala do Empreendedor”.

O presidente da Associação de Moradores, Wemerson Rodrigues (Titão), quer replicar a ação junto ao setor privado. “Fico muito feliz de ter essa iniciativa partindo da Prefeitura e vamos tentar, em parceria com as empresas, expandir esse projeto em todo o distrito. Essa ação é resultado dessa presença do Angelo e da Regina aqui no distrito, um momento único e é oficial, saiu do papel. Se gente conseguir unir poder público, comunidade e empresa privada, Antônio Pereira chegará onde ninguém imaginou e estamos no caminho certo”.

Texto: Nathália Souza

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments