Blima Bracher

Hortas comunitárias em Ouro Preto

Secretarias se unem para desenvolver hortas comunitárias
Notícia publicada em 28/04/2023
por Nízea Coelho

Imagem: Mariana Marques
As secretarias de Agropecuária e de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Padre Faria, desenvolvem conjuntamente um projeto de hortas comunitárias, a princípio, intitulado “Projeto Viveiro de Mudas”.

A iniciativa tem como objetivo produzir mudas de hortaliças que serão utilizadas para manter a horta comunitária do CRAS e, também, para serem doadas para a população

cadastrada no projeto, tanto para pessoas que já cultivam hortas quanto para aqueles que não o fazem por falta de espaço, orientação ou estímulo.

“O CRAS Padre Faria já cadastrou 30 famílias e temos cerca de 2.700 mudas semeadas, que estarão prontas para o projeto em aproximadamente 15 dias”, afirma a coordenadora do CRAS, Fátima Baudson.

Os interessados também aprenderão sobre o uso das sementeiras, com substratos adequados para cada tipo de hortaliças.

A iniciativa também conta com o auxílio dos estagiários do curso de nutrição da UFOP, já que a atividade está vinculada às ações de segurança alimentar, pois possibilita aos usuários o complemento de sua alimentação com legumes, verduras e hortaliças, no sentido de não apenas produzir, mas também para o melhor aproveitamento desses alimentos saudáveis, de produção agroecológica.

Segundo a pasta da Agropecuária, o engenheiro agrônomo visitará os espaços e residências das famílias cadastradas, avaliará a qualidade do solo, bem como quais itens são mais apropriados dentro das condições apresentadas em cada realidade. Além disso, parceiros e voluntários são bem-vindos para o cuidado diário com a produção.

A ampliação das hortas comunitárias para outras áreas do município, como em outros CRAS, na sede e nos distritos, e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) está em fase de análise.

O CRAS Padre Faria fica localizado na rua Desidério de Matos, nº 769, bairro Padre Faria. O telefone de contato é (31) 9 9231-4246 ou (31) 9 8678-1066.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments