Blima Bracher

Fotógrafos em Ouro Preto tem edição on-line

Shakespeare Wallace e Isidora Gajic

Acontece de 21 a 23 de maio, com o tema [R]Exista!, o encontro de fotógrafos virtualmente

Serão exposições, debates, oficina, queimão fotográfico e chuva de poesia.

O Fotógrafos em Ouro Preto, é tradicional e discute o panorama atual do trabalho fotográfico. A programação reúne grandes nomes da fotografia contemporânea brasileira e também incentiva novos fotógrafos da região dos Inconfidentes, em Minas Gerais. A edição, que tem como tema [R]Exista! e identidade visual criada pelo artista gráfico Guilherme Mansur, é realizada com o apoio da Lei Aldir Blanc.

São três dias de programação, focada especialmente em debates sobre fotografia e o trabalho do fotógrafo. O grande desafio é levar o evento, sempre presencial e marcado pelos encontros e conversas, para a internet. “A alma do evento é a mesma: uma ode à fotografia e aos fotógrafos, os Papos com Foto, as projeções de fotografias e nossa sempre presente chuva de poesias. Porém, não teremos o contato pessoal, o olho no olho, a integração que sempre fez do Fotógrafos um encontro tão querido”, explica Fernanda Tropia, da equipe de produção. Tudo será transmitido pelo canal YouTube do Fotógrafos em Ouro Preto [http://bit.ly/FotografosEmOuroPreto]

Os Papos com Foto contam com convidados especiais. Victor Godoy e Lucas de Godoy, articuladores do primeiro encontro Fotógrafos em Ouro Preto, em 2012, abrem o evento. Na sequência, a conversa continua com o Coletivo Olho de Vidro, que tem mais de dez anos de atuação em Ouro Preto. Os fotógrafos Nilo Biazzetto, Nilmar Lage e Isidora Gajic também estarão presentes, assim como a Coletiva Fotográfica Mamana. “O encontro, mesmo que virtual, será bastante rico. Temos participantes que retornam, que sempre estavam presentes nas edições presenciais, e também temos novas participações, ampliando a atuação e os laços do Fotógrafos em Ouro Preto”, completa Rodolfo Meirel, também da equipe de produção. A NITRO Histórias Visuais é responsável pela oficina, que também será oferecida pelo canal Youtube.

Uma novidade desta edição é a convocatória para a exposição virtual coletiva de fotógrafos atuantes em Ouro Preto e Mariana. São 28 pessoas que atuam na região por meio da fotografia, com olhares e técnicas variadas. A exposição virtual será em forma de exibição, em áreas públicas de Ouro Preto, dentro dos protocolos da atual Onda Vermelha do programa Minas Consciente: as locações escolhidas não terão público no momento da exibição e da captação das imagens. “O desafio de transformar um evento marcado pelo presencial, pelas oficinas e pelos debates face a face, é enorme. Conseguimos manter o formato e ainda abrir espaço para que novos fotógrafos pudessem expor virtualmente o trabalho. É um grande passo para nós”, pontua Maria Clara de Godoy, uma das produtoras do Fotógrafos em Ouro Preto. As projeções da exposição virtual foram gravadas no Parque Estadual do Itacolomi, parceiro do evento e local importante para o momento brasileiro atual, pois preserva a natureza da região de Ouro Preto e promove lazer seguro para ouro-pretanos e visitantes.

A edição 2021 do Fotógrafos em Ouro Preto traz também a performance do artista Julliano Mendes. Com “Literatura para dançar”, também em projeção, o corpo social emerge e se põe em evidência. A edição virtual de 2021 promete surpresas.

Fotógrafos em Ouro Preto 2021

De 21 a 23 de maio

Transmissão: http://bit.ly/FotografosEmOuroPreto

21 de maio – sexta-feira

12h – Projeções da convocatória de fotógrafos da região de Ouro Preto e Mariana

19h – Papo com Foto: Victor Godoy e Lucas de Godoy

21h – Papo com Foto: Coletivo Olho de Vidro

22 de maio – sábado

12h – Projeções da convocatória de fotógrafos da região de Ouro Preto e Mariana

14h – Oficina com NITRO Histórias Visuais

16h – Papo com Foto: Nilmar Lage

19h – Papo com Foto: Coletiva Fotográfica Mamana

21h – Performance “Literatura para dançar”, com Julliano Mendes

23 de maio – domingo

12h – Projeções da convocatória de fotógrafos da região de Ouro Preto e Mariana 14h – Oficina com NITRO Histórias Visuais

16h – Papo com Foto: Isidora Gajic

18h – Papo com Foto: Nilo Biazzeto
19h – Chuva de Poesia


____________________

Informações Assessoria de Imprensa: Converso Comunicação

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments