Imagem: Neno Vianna
Nas últimas semanas, a temperatura tem caído em Ouro Preto e os dias frios têm se tornado mais frequentes. Isso é reflexo da chegada do inverno, que começa no dia 20 de junho e vai até o mês de setembro. Além dos dias mais amenos e secos, essa época do ano também é marcada pelo aumento da incidência de doenças respiratórias, como a gripe, o resfriado, a COVID-19 e a pneumonia. Esse aumento se dá porque, nos períodos frios, o ar mais seco cria um ambiente propício para a propagação de vírus e bactérias, que tendem a sobreviver melhor nessas condições.
Além disso, a transmissão de gripes e resfriados é facilitada nos dias frios devido às aglomerações em locais fechados e mal ventilados. Esses espaços acumulam altas concentrações virais no ar, o que facilita a disseminação das doenças respiratórias. Esse tipo de doença pode se agravar e levar a quadros complicados de saúde, por isso a prevenção é muito importante.
O secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, orientou sobre a importância do cuidado em relação a essas enfermidades, especialmente através da vacinação: “Um fator muito importante que contribui para diminuir, principalmente, as questões graves relacionadas às doenças respiratórias são as vacinas. Então, nós temos no município a vacina de COVID, que está disponível em todas as nossas unidades, e temos também disponível em nossa rede a vacina de influenza, que é a vacina contra a gripe”. Leandro também alertou que já se observa um aumento da procura de atendimento na rede pública municipal por doenças respiratórias nas últimas semanas.
Lembrando que as vacinas contra gripe e COVID-19 estão disponíveis em todas as UBS da sede e dos distritos, o imunizante para a gripe está disponível para toda a população acima dos seis meses de idade, e já o público-alvo da vacina contra a COVID-19 você confere aqui.
Além da vacinação, outras recomendações para se prevenir contra as doenças respiratórias são;
Evitar locais fechados. Nesses locais, o risco de transmissão de infecções virais respiratórias é bem maior.
Lavar as mãos e usar álcool gel frequentemente. Essa medida previne a transmissão de diversas doenças, incluindo as respiratórias.
Manter-se hidratado. A água evita o ressecamento das mucosas e elimina toxinas do organismo. Além disso, manter uma dieta saudável contribui para a aumentar a imunidade.
Usar máscara. Caso esteja gripado, essa também é uma forma de evitar a transmissão. Utilize apenas lenços descartáveis para limpar secreções nasais e cubra o rosto com o cotovelo quando tossir.
Realizar a lavagem nasal. Ela melhora o desconforto respiratório e ajuda no congestionamento nasal.
Em caso de sintomas graves, procure atendimento nas unidades básicas de saúde.
Texto: Luzimara Santos / Revisão: Victor Stutz
Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…
Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…
✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…
Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…
Crônica, por @blimabracher: " Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios"…
>Cerca de 100 pessoas inclusive o prefeito reeleito, Angelo Oswaldo, prestigiaram a inauguração da exposição…