Fique atento às oficinas ofetecidas pelo Festival Tudo é Jazz em Ouro Preto - Blima Bracher
Blima Bracher

Fique atento às oficinas ofetecidas pelo Festival Tudo é Jazz em Ouro Preto

O Festival Tudo é Jazz promove neste final de semana oficinas gratuitas para músicos. As atividades serão realizadas na sexta-feira, dia 9, e no sábado, dia 10, na Casa da Ópera (Teatro Municipal de Ouro Preto). Não é necessário realizar inscrições antecipadas, os interessados devem comparecer ao teatro 15 minutos antes do início da oficina para garantir a vaga.

Local: Teatro Casa da Ópera

Chegue com 15 minutos de antecedência para garantir sua vaga
Não é necessária inscrição prévia

08 de agosto

14h – Workshop: Arranjos, harmonia e improvisação – Gustavo Figueiredo

Gustavo Figueiredo é pianista, compositor e arranjador. Nesta oficina, apresentará algumas músicas e trará assuntos relacionados a elas, como melodia, harmonia, interpretações, ritmos e arranjos. Será um conteúdo aberto a todos que se interessam por música e quem já é músico, quanto quem está iniciando ou deseja começar a entrar neste universo. A intenção é abrir espaço para perguntas do público, que vão ajudar a direcionar os temas e aprofundar os conteúdos de maior interesse.

15h – Workshop: Mercado da música – Rodrigo Rios

Esta oficina aborda o mercado da música no Brasil e no cenário internacional, explorando as transformações da indústria, as oportunidades para novos artistas e os desafios da globalização musical. A aula inclui uma análise das dinâmicas atuais do streaming, o papel das redes sociais na divulgação artística e os caminhos para a profissionalização no setor. Um destaque especial será dado ao jazz, gênero fundamental na história da música mundial, com raízes afro-americanas que influenciaram diversas vertentes sonoras ao redor do mundo.

09 de agosto

11h – Workshop: Jazz Trio – Willian Evans

Qual é a responsabilidade de cada instrumento em um trio de jazz? Este workshop apresenta os fundamentos que precisam ser dominados: forma, ritmo, harmonia e melodia. Ouvir e interagir com os outros músicos é essencial para criar uma boa estrutura e dinâmica. A oficina discute como acompanhar um solista da maneira mais musical possível. O trio vai demonstrar, ao vivo, como esses principais fundamentos são aplicados tanto no jazz quanto na música brasileira.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments