Abrindo a agenda, o Cortejo de Arte traz para as ruas da cidade até o Largo da Alegria a tradição do Zé Pereira, berimbaus e maracatus. No palco montado em frente à Igreja de São Francisco de Assis, considerada a joia do Barroco Mineiro, acontece o espetáculo O Nascimento de Uma Banda que Toca Milton, realizado pela Corporação Musical Bom Jesus das Flores, tradicional banda da cidade. À noite, a musicalidade de Nação Zumbi.
- Clique aqui para conferir a programação completa.
Na semana seguinte, dia 8, é co.emorado o aniversário de Ouro Preto. Voltamos às ruas os Corredores Culturais, que estimular a economia criativa da cidade, com feiras de artesanato, atividades musicais, intervenções artísticas e teatro de rua, além da grande programação pelo aniversário que terá atrações como Rodrigo Santos no dia 7 de julho, Dilsinho no dia 08 de julho, além de Fernando e Sorocaba
O Festival de Inverno 2023 conta com a parceria da Associação dos Amigos do Reinado (AMIREI), com atividades na Casa de Cultura Negra, minas de ouro e Igreja de Santa Efigênia, com histórias de luta e resistência do povo preto; do Instituto Cultural Vale, que além do patrocínio ao Festival, também patrocina o Museu Boulieu, o Festival Sons do Brasil e a Orquestra Ouro Preto, que, com sua articulação, trazem bons bate-papos musicais e apresentações culturais à programação; e, ainda, da Cerâmica Saramenha, braço do Instituto Ayres Lage, com oficinas de arte, ateando e dança na sede da unidade do Botafogo.
A presença internacional também traz brilho com a apresentação do tenor Martin Vydra, da República Tcheca, e da cantora francesa Valerie Lu serão presenças marcantes no Festival. A programação segue até dia 30 de julho com oficinas, apresentações artísticas, lançamento do livro de Blima Bracher, musicais e diversas atividades culturais que vão fazer das ruas de Ouro Preto ferver relembrando os grandes Festivais de Inverno que deram projeção internacional à cidade.