Blima Bracher

Festa em Santa Rita de Ouro Preto resgata tradições

O prefeito Angelo Oswaldo participou ontem, 23 de junho, da abertura da 6ª edição do Festival da Terra de Piedade de Santa Rita e Moreira, localidades pertencentes ao distrito de Santa Rita de Ouro Preto. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura e se estende até domingo, 25, visa proporcionar a integração entre as comunidades e aprimoramento da agricultura familiar.

As festividades trabalham no resgate das tradições por meio da troca de experiências por meio de palestras, oficinas, rodas de conversa, montagem de fogueira, sem deixar de lado a fé e religiosidade dos participantes que acompanham a procissão até o pé da fogueira de São João e o levantamento do mastro com a imagem do santo.

Angelo Oswaldo comenta o tradicional festejo: “Uma linda festa com realização de cursos, debates e troca de experiência, inclusive, com pessoas atravessando a fogueira de São João, uma festa maravilhosa”.

Na oportunidade, também foi informado pelos gestores municipais, ao presidente do Sindicato dosTrabalhadores Rurais de Ouro Preto, Ricardo César da Silva, sobre uma emenda parlamentar dos deputados Padre João (federal ) e Leleco Pimentel (estadual), no valor de 100 mil reais, para compra de um veículo para  logística dos produtos da cooperativa.

Este ano, a festa contará com dois resgates culturais, a oficina de paçoca de amendoim e o percurso de parte do trajeto trilhado pelos tropeiros (com participação de alguns deles), relembrando a época em que se produziam alimentos e levavam nos lombos de animais para comercializar em Ouro Preto.

Ricardo comentou a conquista: “Nos sentimos muito felizes, primeiramente, por ter construído uma ideia coletiva, já que a demanda veio da população e não do presidente do Sindicato, e a organização festiva conseguiu atingir o poder público que nos deu essa resposta.”

O secretário de Governo, Yuri Assunção, também participou do evento, bem como outros representantes do poder público, da UFOP e outros parceiros, das pastorais (Antônio Dias, Cristo Rei, Pilar e Santa Efigênia), tudo com envolvimento da comunidade local e do entorno.

Texto: Vanência Magela / Revisão: Victor Stutz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heródoto Goes

Cara Blima, parabéns, sempre divulgando a história, a cultura e a gastronomia desse recanto raiz da civilização brasileira que é Ouro Preto e entorno.