Em Ouro Preto

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

A tradicional Festa da Jabuticaba acontece de 18 a 20 de novembro no distrito ouro-pretano de Cachoeira do Campo. A festa, que surgiu em 1992, completa 30 anos em 2022 e, com programação diversificada, conta com promoção do Lions Clube do distrito, apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Associação Comercial de Ouro Preto (ACEOP). Como sempre, o evento deve atrair turistas e moradores, consolidando as tradições da região.

Integram os objetivos da Festa da Jabuticaba o fomento ao turismo e à gastronomia da região, além do incentivo à capacitação e desenvolvimento dos produtores locais, consolidando a cultura da jabuticaba como patrimônio imaterial de Cachoeira do Campo. O festival conta com a articulação da população local para realizar um evento familiar em ambiente agradável e seguro, com entretenimento de qualidade. Além de Cachoeira do Campo, a produção de derivados de Jabuticaba está presente em vários distritos e localidades de Ouro Preto, como São Bartolomeu, Amarantina, Santo Antônio do Leite, Glaura, e se estende também na região de Acuruí e do Córrego do Bação.

As comemorações já se iniciaram no final de outubro com a realização de duas ações: oficinas de capacitação e o Circuito Culinário da Jabuticaba. As oficinas foram voltadas à preparação de produtores locais para a produção artesanal e venda de derivados da fruta, como licores, geleias, compotas e molhos. O Circuito Culinário da Jabuticaba, que acontece até o dia 27 de novembro, é um festival gastronômico, que conta com a participação dos restaurantes de Ouro Preto e região, destacando a jabuticaba na criação das suas receitas. Sobre as festividades, a secretária de Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro, comenta sobre a participação da população e de que forma a jabuticaba influencia nos pratos da região: “A comunidade se apropriou da festa e trabalha para promover um encontro entre os produtores, turistas, moradores e os grandes chefes de cozinha. Hoje a fruta faz sucesso fora da região com as receitas dos moradores de Cachoeira do Campo.”

Nos dias da festa, entre 18 e 20 de novembro, as atrações acontecerão na Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, evocando a produção familiar tradicional passada por gerações, trazendo os sentimentos de nostalgia e conforto proporcionados pelas memórias da população. Na programação, estão previstos pequenos palcos com bandas locais e estilos adequados à proposta de público, apresentações de corporações musicais executando dobrados em cortejos em volta da Matriz, shows intimistas no coreto, comidas “de afeto” nas barracas da culinária local, cozinha-show com chefes mineiros, chopp artesanal de jabuticaba produzido pelas cervejarias da região, espaço com oficinas de arte, educação e bastante entretenimento para as famílias.

Em breve será divulgada a programação detalhada com todas as atrações.

XXX Festa da Jabuticaba – de 18 a 20 de novembro de 2022

Sexta: Das 18h às 23h

Sábado: Das 10h às 00h

Domingo: Das 10h às 20h

Local: Praça Felipe dos Santos, Centro, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, Minas Gerais (Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré) Informações  Ascom.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!