Blima Bracher

Estudo sobre Covid-19 resultou em Prêmio para o Município e Ufop

Estudos contra a Covid-19  resultou em Prêmio e publicações paracalunoscda Ufop e PMOP.. Com Prêmio internacional e publicações em revistas internacionais, como o New England Journal of Medicine (NEJM) e The Lancet Global Health e outros, o aluno  Leonardo Savassi ressalta que existem novos “braços” de pesquisa, alguns em aprovação no comitê de ética e outros que estão concluídos, mas não foram publicados. E esta é a grande vantagem de uma pesquisa em plataforma adaptativa, porque ela te dá possibilidade de concluir “braços” de estudo que levam a evidências de coisas que infelizmente não funcionam ou funcionaram, mas você consegue incluir novos “braços”, mantendo sempre a pesquisa em andamento com a possibilidade de ter sempre grupos diferentes de medicamentos.

Leonardo Savassi também informou que “tivemos dois medicamentos que já funcionaram e um deles é a fluvoxamina, que funciona como antidepressivo e que na prática interfere em alguns elementos da cadeia inflamatória e, provavelmente por isso, ele teve um efeito estatístico significativo. Por isto tem se expandido pesquisas no sentido desse medicamento, ou seja, se eles são passíveis de proporcionar uma redução nas complicações da covid-19”.

A premiação foi entregue ao prefeito Angelo Oswaldo, ao secretário de Saúde, Leandro Moreira, além da Pró-reitora de pesquisa da Ufop, Renata Guerra, e dos professores, Leonardo Savassi e Iure Kalinine de Souza. Também participaram do evento, o representante da Universidade Mc Master e coordenador canadense, Edward Mills, o professor Gilmar Reis, coordenador da pesquisa no Brasil e professor do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), bem como demais representantes e envolvidos, da Secretaria Municipal de Saúde e da Ufop.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments