Imagem: Peterson Bruschi
Aconteceu na noite de 11 de janeiro, na Casa da Ópera Teatro Municipal de Ouro Preto, a cerimônia de assinatura do Termo de Liberação de Recursos para a pavimentação da MG-440, estrada que liga os distritos de Santo Antônio do Leite e Engenheiro Corrêa.
No primeiro momento, o recurso liberado, cerca de 5 milhões de reais, correspondem à pavimentação de 9 quilômetros da estrada.
Essa nova intervenção é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Ministério Público de Minas Gerais, por meio de uma medida ambiental compensatória estabelecida em junho de 2022 entre o MPMG e a empresa Gerdau.
Os recursos são provenientes da lei “Mar de Lama Nunca Mais”, que determinou prazo para que as empresas mineradoras realizassem o descomissionamento de suas barragens alteadas a montante. As empresas que não cumpriram os prazos foram autorizadas a continuar com os processos de adequação, porém, receberam muitas por danos morais e coletivos.
De acordo com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, essas ações foram determinantes para a existência desses recursos: “As multas foram depositadas nos prazos estabelecidos e os recursos passaram a voltar para as pessoas que vivem no entorno dessas barragens, que são os que realmente sabem o que é estar ali, principalmente após as tragédias que Minas Gerais viveu.”
O prefeito Angelo Oswaldo destacou a atuação do Ministério Público e exaltou a estratégia usada: “A capacidade de dialogar, de estabelecer conexões entre empresas e municípios, promovendo a convergência no lugar da disputa é muito importante para que possamos garantir nosso futuro, uma vez que a mineração é uma atividade finita. Essa atuação proporciona condições para que as regiões possam atrair investimentos e novas atividades econômicas”, afirmou o chefe do executivo municipal.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do MPMG,(CAOMA), o promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, afirmou que a entrega foi realizada com grande satisfação para a instituição, por gerar retorno concreto e efetivo para o município, que sofre os impactos da mineração: “É mais uma demonstração que o diálogo com empresas que demonstram boa vontade para este caminho atende a expectativa da sociedade e resulta em benefícios para o município, e para as pessoas diretamente afetadas”, observou ele.
A MG-440 é uma via de responsabilidade do Estado, porém, as obras serão executadas pela Prefeitura, com a autorização do Departamento de Estrada de Rodagem (DER-MG) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (SEINFRA).
Durante a cerimônia de assinatura do Termo de Liberação de Recursos, na Casa da Ópera, o prefeito Angelo Oswaldo entregou para o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, a Medalha Aleijadinho, a mais alta honraria do município, um reconhecimento às pessoas e entidades que se destacam na proteção e difusão da cultura e das artes de Ouro Preto.
Texto: Túlio Dutra / Revisão: Victor Stutz
Para quem deseja celebrar a arte e a gastronomia de Minas Gerais, a 32ª Festa…
Imagem: Peterson Bruschi Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a Secretaria…
Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…
Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…
✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…
Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…
Ver Comentários
Santo Antônio do leite
Parabéns
No anunciado está arrumar estrada que liga Antônio Pereira a Outo Preto e Santo Antônio do Lrite a Engenheiro Correia. Notícia contradizendo.
Pegadinha do Malandro ,he He
Aiaiai...os mesmos nomes de sempre. Beneficiando os seus.
A #valeassassina