Um sonho de cerca de 300 anos se tornou realidade para a população de Ouro Preto, hoje, 17 de novembro, dia da entrega das obras da Estrada da Purificação, conexão histórica, uma ligação direta entre a sede do Município e a MG-129, no distrito de Antônio Pereira.
As obras tiveram início em maio de 2022 e marcam o retorno das atividades da mineradora. Ao todo, foi um investimento de cerca de 73 milhões de reais em sete quilômetros e meio de calçamento, garantindo a desejada conexão que respeitará as características históricas, patrimoniais e arqueológicas da estrada, sendo que em alguns trechos os blocos utilizados na obra foram feitos a partir de rejeito de mineração.
Essa intervenção era aguardada há séculos, desde quando o município se chamava Vila Rica, tornando a Purificação uma das mais importantes estradas da nossa história, tendo sido local de passagem do último monarca do Império do Brasil, Dom Pedro II.
A iniciativa é fruto de uma medida compensatória da empresa Samarco, negociada pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Patrimônio, o Compatri, com a mediação do chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni e participação do vereador Vander Leitoa, representante do distrito de Antônio Pereira na Câmara Municipal.
O prefeito Angelo Oswaldo enfatizou a história da ligação entre Antônio Pereira e Ouro Preto e destacou a relação entre mineração e a população: “Nós temos uma história comum, o Pereira e Ouro Preto são uma coisa só. Todas as crônicas registram essa ligação direta. Com o passar dos anos, houve um distanciamento que agora foi corrigido. Eu costumo falar que a atividade extrativa como a mineração devem fazer entregas devolutivas sólidas para as regiões onde atuam, e precisa ser aqui e agora. Por isso, quero deixar registrado aqui esse fato histórico, estamos recebendo um retorno da mineração do ferro. Sempre digo que a mineração do Ouro nos deixou o Barroco, mas a do ferro não pode nos deixar o barro, mas hoje recebemos um retorno, compatibilizando a atividade extrativa com ganhos para as comunidades”.
Vale ressaltar que, a empresa Samarco tinha planos para que esta entrega acontecesse em 2025, mas a atual gestão uniu esforços e tornou essa realizada mais próxima, com a entrega neste ano de 2023.
“Nossa, que dia de alegria, fiquei muito emocionada com todas as falas. Hoje, finalmente, esse distrito que respeitamos tanto está bem mais próximo. Isso é qualidade de vida, acabei de conversar com um pai que agora me disse que o seu filho vai chegar na faculdade em 15 minutos. Antônio Pereira é Ouro Preto com muito orgulho”, disse a vice-prefeita Regina Braga.
Representando a Câmara Municipal, o vereador e morador de Antônio Pereira, Vander Leitoa, destacou o sentimento dos beneficiados com a estrada. “Acho que nem a Samarco tem ideia do que fizeram. Isso é uma reparação de identidade, porque quem não conhece a nossa região achava que éramos de Mariana, mas agora somos o distrito mais próximo da sede”.
A representante do distrito de Antônio Pereira, Marlete Deusdete, falou sobre as obras em tom emocionado: “Chegando agora na estrada, resolvi caminhar um pouco para ver a beleza que ficou. Mas não é só isso, é um reconhecimento, um outro elo, é uma nova era para Antônio Pereira. Estar aqui hoje é gratificante, quantas vezes ficamos sozinhos, isolado atrás dessas montanhas, meu filho me disso uma vez que queria muito ter nascido em Ouro Preto, mas não deu tempo, porque a estrada era longa demais. Hoje, ganhamos essa estrada e, mais do que isso, ganhamos a sensação de pertencimento”.
O presidente da mineradora Samarco, Rodrigo Vilela, enfatizou a responsabilidade da empresa nas obras: “Para nós, da Samarco, é uma honra estar aqui hoje. Escutando algumas falas eu percebi um tom de agradecimento para empresa, mas quero ressaltar que isso era uma obrigação nossa. Esse projeto nasceu quando obtivemos a licença para voltar a operar, onde pactuamos com as prefeituras de Ouro Preto e Mariana uma série de condicionantes e a Purificação foi uma delas. Essa obra vai ficar para a história das gestões, tanto as públicas, quanto da empresa que, hoje, estou à frente”.
“Sobre essa estrada, já estive hoje conversando com o prefeito Angelo sobre a preservação do local. Iremos, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, avançar no tombamento histórico da estrada da Purificação. Sobre a população de Antônio Pereira, quero destacar que sempre serão bem recebidos e atendidos em Mariana, quem quiser e ainda precisar, pode seguir contando com a gente”, falou o vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas.
Mais do que um novo acesso, estrada vai contribuir com o desenvolvimento do turismo, da cultura e da vida social das pessoas, aproximando Antônio Pereira e sua população à sede do município, encurtando as distâncias e aumentando as possibilidades, no que diz respeito a atendimento médico, comércio, educação e turismo.
Sobre o trânsito e novas entregas
Durante a cerimônia de entrega das obras da estrada da Purificação, o prefeito Angelo Oswaldo e o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, fizeram questão de destacar que a estrada vai ser uma ligação entre a sede e Antônio Pereira, e que o local não vai servir para o tráfego de veículos de empresas mineradoras.
De acordo com eles, o local, além de ser uma estrada-parque, vai contar com câmeras e monitoramento frequente das forças de trânsito para aplicação de multas. Essas medidas estão sendo aplicadas pois a Prefeitura entende que o sistema viário de Ouro Preto não suportaria, já que as ruas não suportam veículos de grande porte, o que acarretaria engarrafamentos e problemas na parte central da cidade.
Já no final do evento, o prefeito Angelo Oswaldo disse que, nos próximos dias, o distrito de Antônio Pereira vai receber a entrega de mais uma obra, será inaugurada a Casa de Cultura do distrito.
Texto: Túlio Dutra / Revisão: Victor Stutz/ Foto: Neno Vianna e Peterson Bruschi
Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…
No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…
O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…
Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…
Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…
Ver Comentários
73 milhões por 7km de estrada?
O golpe tá ai...tanta coisa pra resolver