Blima Bracher

Escultura Pepita ll : “a pedra se ergue sobre as gerais das Minas”

Imagem: Peterson Bruschi

O prefeito Angelo Oswaldo participou, no dia 10 deste mês, do início da montagem da nova marca que representará o Município. Simbolizando a forte presença “mineral” na região, Ouro Preto será apresentado por uma grande escultura em seu trevo. A obra, que será inaugurada em 16 de setembro, às 16 horas, recebeu o nome de Pepita II, classificada como serpentinita (componente das rochas com aplicações variadas como é o caso da pedra-sabão).

Pepita II é uma idealização de Sérgio Machado, escultura permanente, suspensa a 12 metros, que traduz a força do aço e da rocha (minerais de grande representatividade para a região). Pepita II ressalta, sobretudo, a base do conceito do barroco que é o contraste, mas sob um olhar contemporâneo.

O prefeito Angelo Oswaldo fala sobre a obra de arte: “No vértice do vento e da manhã’, a pedra se ergue sobre os gerais das minas e tem o brilho mágico dos símbolos”.

A obra de arte faz parte do Edital Arte em Aço Gerdau, parceria com o Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.  Seis esculturas serão inauguradas em nove cidades e, além de Ouro Preto, haverá obras em Barão de Cocais, Belo Horizonte, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco e Três Marias, criadas por sete artistas mineiros selecionados.

Além da escultura permanente, também há a exposição Pepita, aberta no Museu Casa dos Contos no dia 19 de agosto, que pode servisitada até 15 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 16h, e no domingo, das 10h às 14h. A mostra, que traz a pesquisa do artista em detalhes, expõe com pinturas, desenhos e esculturas um relato da criação de Pepita II.

Sérgio Machado, que é reconhecido pelo seu trabalho com rochas, estudou na Escola Guignard e já expôs em todo país e também no exterior. Ele destaca que esta é uma grande realização pessoal e profissional: “É um grande presente para Ouro Preto e para mim também, pela importância cultural que a cidade tem em âmbito internacional”

Ficha Técnica:

Sérgio Machado – Artista/Idealizador

Francisco Nuk – Proponente /Idealizador

Paulo Mendes – Engenheiro responsável

Artur Andrade- Coordenador de produção

Angelo Oswaldo – Prefeito de Ouro Preto

Guilherme Johannpeter Presidente da Gerdau

Texto: Vanência Magela / Revisão: Victor Stutz. Com http://@blimabracher 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments