Em Ouro Preto

Dom Edmar celebra primeira missa como Bispo

No último domingo, 12 de maio, ocorreu a primeira Missa do Monsenhor Edmar, após sua ordenação Episcopal. A cerimônia religiosa ocorreu no Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição e encerrou o cortejo, em homenagem ao novo bispo, que se iniciou na Igreja São Francisco de Assis.

A Ordenação Espiscopal de Dom Edmar como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte ocorreu no último sábado, 11 de maio. A celebração foi realizada em Alto do Rio Doce, cidade natal de Dom Edmar, reunindo muitos fiéis ouro-pretanos. Na ocasião, o prefeito Angelo Oswaldo destacou a atuação significativa de Dom Edmar em nossa região e desejou sucesso nessa nova jornada!

A acolhida a Dom Edmar ocorreu no adro da Igreja São Francisco de Assis, às 18 horas, do dia 12 de maio. Nesta ocasião, estavam reunidos padres, bispos e todas as irmandades e ordens terceiras da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e demais paróquias de Ouro Preto. Também participaram do evento os seminaristas do Seminário São José, de Mariana, além da comunidade de Ouro Preto, que teve forte presença no local.

A banda da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos alegrou a festa com suas músicas e compôs o cortejo, em homenagem a Dom Edmar, que seguiu até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Durante todo o caminho do cortejo, famílias residentes no trajeto fizeram parte da comemoração, colocando enfeites em suas janelas, e lançando confetes nos participantes da homenagem.

Na chegada do cortejo à igreja de Nossa Senhora da Conceição, ocorreu a Santa Missa Solene, cantada pelo coral Vozes de Vila Rica, orquestra Dom Oscar de Oliveira e orquestra São Pio Décimo. Após a apresentação, Dom Edmar agradeceu a todos pelos trabalhos que pôde realizar com a comunidade em seus 4 anos à frente da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e logo depois iniciou a sua primeira Celebração Eucarística como bispo.

O Coordenador Leigo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Mauro Amorim, destacou que a homenagem a Dom Edmar foi uma forma de retribuir, com gratidão, todo o seu trabalho desenvolvido em prol da comunidade ouro-pretana no seu período à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. “Nesses últimos 4 anos, Dom Edmar, com toda sua simplicidade, soube unir a comunidade. Além de atividades desenvolvidas dentro da igreja, a nossa paróquia viu um ressurgimento da participação de todos, principalmente de famílias em atividades comunitárias”, afirmou Mauro.

Texto: Isalu Souza/ Revisão: Greiza Tavares/ Foto : Peterson Bruschi

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!