Em Ouro Preto

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas sustentáveis no campo. A produção resgata relatos de comunidades rurais que, ao longo do tempo, adotaram métodos ecológicos para garantir uma produção agrícola sustentável e preservar o meio ambiente. Estiveram presentes o artista plástico Carlos Bracher que fez desenhos de povos originários. Tambem o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo e equipes das secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente, estudantes e comunidade.

A expectativa do Festival da Terra 2025 é que mais pessoas se envolvam nas discussões sobre agroecologia e preservação cultural. No ano passado, o festival foi realizado nos subdistritos de Piedade e Moreira, em Santa Rita de Ouro Preto, reunindo agricultores, educadores, pesquisadores e moradores locais para uma programação variada e enriquecedora.

Valorização dos agricultores

O Festival da Terra nasceu da demanda dos agricultores familiares, que buscavam criar uma celebração cultural com oficinas e atividades artísticas voltadas ao meio rural. O evento tem como objetivo promover a agroecologia e a cooperação como caminhos para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades rurais. Em edições anteriores já foram abordados temas como a agroecologia, que é uma alternativa econômica para os agricultores familiares, e o papel das mulheres no campo.

Para o secretário de Agropecuária, Sebastião Bonifácio, o espaço é essencial para debates sobre sustentabilidade e educação rural. “A agricultura familiar é essencial para a economia rural e a segurança alimentar, sendo responsável por abastecer as escolas da região com alimentos saudáveis e de qualidade. Fortalecer esse setor significa investir no desenvolvimento sustentável e na valorização dos produtores locais”, afirmou.
Veja aqui o documentário

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festival de Inverno de Ouro Preto tem programação para todos os públicos: confira

Com um leque grande que vai do erudito ao popular, passando por diversos gêneros musicais…

15 de julho de 2025

Noite ‘Do Barroco ao Pop” do Festival de Inverno levanta a Casa da Ópera

Com a batida dos baixos intermitentes , o Maestro Robson Bessa mostrou ao púbico que…

12 de julho de 2025

Festival de Inverno vai ocupar Horyo dos Contos em Ouro Preto

O Festival de Inverno 2025 vai ocupar o Parque Horto dos Contos com o "Horto…

10 de julho de 2025

Parceria entre Museu de Mariana e Palácio das Artes traz concertos para o Festival de Inverno

O Museu de Mariana, em parceria com o Palácio das Artes e a Fundação Clóvis…

4 de julho de 2025

Festival de Inverno acontece na Praça do Centro de Convenções: programação completa

Texto: Bruno Willens/ Revisão: Marília Mesquita Julho é especial em Ouro Preto porque tem o…

2 de julho de 2025

Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas de Mariana

De 2 a 4 de julho, escolas públicas de Mariana recebem o Circuito de Popularização…

30 de junho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!