Em Ouro Preto

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas sustentáveis no campo. A produção resgata relatos de comunidades rurais que, ao longo do tempo, adotaram métodos ecológicos para garantir uma produção agrícola sustentável e preservar o meio ambiente. Estiveram presentes o artista plástico Carlos Bracher que fez desenhos de povos originários. Tambem o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo e equipes das secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente, estudantes e comunidade.

A expectativa do Festival da Terra 2025 é que mais pessoas se envolvam nas discussões sobre agroecologia e preservação cultural. No ano passado, o festival foi realizado nos subdistritos de Piedade e Moreira, em Santa Rita de Ouro Preto, reunindo agricultores, educadores, pesquisadores e moradores locais para uma programação variada e enriquecedora.

Valorização dos agricultores

O Festival da Terra nasceu da demanda dos agricultores familiares, que buscavam criar uma celebração cultural com oficinas e atividades artísticas voltadas ao meio rural. O evento tem como objetivo promover a agroecologia e a cooperação como caminhos para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades rurais. Em edições anteriores já foram abordados temas como a agroecologia, que é uma alternativa econômica para os agricultores familiares, e o papel das mulheres no campo.

Para o secretário de Agropecuária, Sebastião Bonifácio, o espaço é essencial para debates sobre sustentabilidade e educação rural. “A agricultura familiar é essencial para a economia rural e a segurança alimentar, sendo responsável por abastecer as escolas da região com alimentos saudáveis e de qualidade. Fortalecer esse setor significa investir no desenvolvimento sustentável e na valorização dos produtores locais”, afirmou.
Veja aqui o documentário

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Crônica, por Blima Bracher: “Amor é para os fracos, nós fomos felizes pra K*”

Hoje eu dormi com você e, agora, escrevendo tive que limpar meus óculos três vezes,…

27 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: ” Dormindo com um iceberg “

Certa noite acordei em BH no meu ap e dei de cara com um icebetg…

22 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Uma mulher de oncinha não quer guerra com ninguém”

Um dia meu ex- namorido abriu meu closet e falou: " Blima, se o Ibama…

20 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher; Ney Cocada e o incêndio em Ouro Preto

Corria o dia 8 de abril de 1979 em Ouro Preto. As labaredas lambiam uma…

19 de outubro de 2025

Ouro Preto vai fortalecer divulgação de destino turístico com nova parceria da Rede Minas

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da qual Ouro Preto faz parte, e…

8 de outubro de 2025

Novo Centro de Habitação da APAE é inaugurado em Ouro Preto

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto ganhou uma nova…

1 de outubro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!