Em Ouro Preto

Distritos de Ouro Preto recebem Campanha de Popularização do Teatro

Imagem: Ane Souz
Escolas municipais dos distritos de Amarantina, Rodrigo Silva, Cachoeira do Campo e Lavras Novas e do subdistrito de Bandeiras vão receber, entre os dias 14 e 16 de maio, o Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas. O evento que antecede o Festival de Popularização do Teatro, entre 24 e 26 de maio, vai levar os estudantes para uma jornada que conta a história do teatro brasileiro, desde suas raízes indígenas até os movimentos contemporâneos.

Segundo o coordenador, Leandro Borba, o Circuito é uma parte especial da programação que pretende divulgar e valorizar a atividade teatral. “Por meio de atividades lúdicas e interativas, os pequenos participantes terão a oportunidade de mergulhar na história e na cultura do Brasil de uma maneira emocionante e educativa. Abordaremos desde as peças clássicas de autores renomados até as formas mais modernas e experimentais de expressão teatral”, frisa.

Quem vai dar essa aula especial é o ator e contador de histórias Marcelino Xibil, formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Com 20 anos de atuação na área, ele acredita que o contato com o teatro, na infância, é imprescindível para que as crianças se interessem por essa manifestação artística. “Nosso objetivo com o projeto é despertar o interesse das crianças, para que elas possam conhecer a história do teatro, valorizar a arte e desenvolverem o interesse como público e/ou como futuro profissional da área”, destaca.

Diversidade

Além disso, o projeto destaca a diversidade cultural do Brasil e celebra as diferentes regiões tradições e influências que moldaram o cenário teatral do país ao longo dos séculos, a partir de autores e atores consagrados e espetáculos memoráveis que, ainda hoje, contribuem para enriquecer o panorama cultural brasileiro. “Esta aula de história teatral é uma oportunidade imperdível para crianças explorarem sua imaginação, descobrirem novas formas de expressão e se conectarem com a rica herança artística do Brasil”, destaca Borba.

O Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto é um projeto idealizado e realizado pela Enquanto Isso em Ouro Preto, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, com produção e comunicação da Holofote Cultural.

Onde tem Cultura, a Vale está

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Cultura é tudo aquilo que faz de nós quem somos. Da história que a avó conta, daquela receita que passa de geração em geração e do jeitinho que falamos, até tudo aquilo que vemos nos museus, no teatro, nos filmes e nos livros. A cultura é como nos expressamos. É a nossa humanidade compartilhada. É o nosso bem mais precioso.

É com alegria que chegamos às escolas de Ouro Preto e contribuímos para que seus alunos conheçam e se encantem com o mundo de possibilidades que a cultura pode oferecer para todos e todas. O teatro é muito mais do que entretenimento: ele tem a magia de nos transportar para outros mundos e de nos fazer refletir sobre o nosso. O teatro é a linguagem da emoção e da imaginação.

Programação do Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas

Amarantina
Data: 14 de maio às 7h30 e 10 horas
Escola Municipal Major Raimundo Felicissimo

Rodrigo Silva
Data: 15 de maio às 7h30
Escola Municipal Doutor Alves de Brito

Cachoeira do Campo
Data: 15 de maio às 10 horas
Escola Municipal Professora Haydee Antunes (CAIC)

Lavras Novas e Bandeiras (subdistrito de Santa Rita)
Data: 16 de maio às 9 horas
Escola Municipal de Lavras Novas

Serviço:
Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas
Data: 14 a 16 de maio

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Clube XV de novembro completa 100 anos em Ouro Preto

Localizado no coração do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, o Clube Recreativo XV de…

15 de novembro de 2024

Ouro Preto promove ações no mês da Consciência Negra

De 14 a 30 de Novembro, haverá exposição, mostra cinematográfica independente, música, poesia e lançamento…

14 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!