Blima Bracher

Delegacia da Mulher inaugurada em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi

Na tarde da segunda-feira, 29, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) teve oficialmente suas instalações apresentadas e a sua placa descerrada em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, da vice Regina Braga, do secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, da delegada Celeida Martins e de outros secretários municipais e membros da Polícia Civil de Minas Gerais.

As tratativas do acordo para implantação da DEAM tiveram início em março de 2021, com desdobramento em abril de 2023 quando ocorreu a formalização do Termo de Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de Ouro Preto e a Polícia Civil de Minas Gerais.

“A Prefeitura se empenhou com outros setores, como a Secretaria de Desenvolvimento Social. A proteção à mulher é essencial como política pública de segurança e da cidadania”, declarou o prefeito Angelo Oswaldo, que também teceu elogios à delegada titular da DEAM em Ouro Preto, Celeida Martins, e ao delegado Regional de Polícia Civil, Ricardo Reis Neto: “Ficamos muito felizes, pois duas pessoas do nosso município se empenharam, estudaram e ingressaram na Polícia Civil, e hoje estão à frente desse indispensável serviço público em Ouro Preto. É uma honra muito grande”.

Reivindicação antiga das mulheres da cidade, a DEAM possui parceria com outras entidades de manutenção da ordem e da defesa social, e oferece atendimento na sede e nos distritos aos casos de violência contra a mulher, como violência doméstica, familiar ou crimes sexuais contra mulheres, crianças e adolescentes, ou violações dos Direitos da Pessoa Idosa ou da Criança e do Adolescente.

Também estiveram presentes na inauguração o delegado titular da 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Ouro Preto, Wesley Geraldo Campos, a secretária de Educação, Deborah Etrusco, a secretária de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha, o secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, o secretário de Governo, Yuri Borges, o secretário de Saúde, Leandro Moreira, o vereador da Câmara de Ouro Preto, Matheus Pacheco, Marcela Oliveira e João Vitor Gomes de Freitas, representantes da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, Maria da Glória Laia, do SIAME, Marilda Dionísia, do Conselho da Mulher, além de representantes do Conselho Tutelar, da Ourotran, do CREAS, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da imprensa regional.

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) fica localizada na rua Professor Geraldo Nunes, nº 554, no bairro Vila Itacolomy, em Ouro Preto.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments