Em Ouro Preto

Curso de cerâmica com os Borum- kren em Ouro Preto

Imagem: Juliana Rodrigues

O Grupo de Estudo do Simbólico e Técnico da Olaria (GESTO), a Comunidade Indígena Borum-Kren de Ouro Preto e a Diretoria de Igualdade Racial promoveram a Oficina de Cerâmica Arqueológica, evento realizado em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cachoeira do Campo, na sexta-feira, 10 de março, no Clube da Terceira Idade Estrela do Oriente.

A proposta de realizar a oficina em Ouro Preto surgiu há um ano, após uma visita guiada de crianças ouro-pretanas ao Museu de História Natural e ao Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e houve a necessidade de despertar e resgatar a cultura indígena na comunidade. Em seguida, o projeto foi elaborado para contemplar toda a cadeia operatória da produção da cerâmica que, na primeira etapa, inclui a coleta de argila, confecção e secagem de peças.

“Tem um trabalho a ser feito, já que são séculos de negação da população indígena, e precisamos trazer dados científicos, historiográficos e arqueológicos para a retomada dessa identidade”, afirma a professora do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG, Lílian Peanachuk.

A coordenadora do CRAS de Cachoeira do Campo, e membro da liderança Borum-Kren, Pietra Felício, destaca que é preciso reconhecer nossas origens: “Somos um país miscigenado, eu sou mulher negra e me declaro afro-indígena, devido aos meus ancestrais. Portanto, tenho o meu lugar na sociedade”. Segundo ela, estudar e reconhecer a cultura indígena agrega valores na vida dos brasileiros.

Na ocasião, uma variedade de objetos da cultura indígena foram apresentados, como flechas, instrumentos musicais, instrumentos de caça e defesa, material arqueológico, além de plantas como o urucum e jenipapo, que são utilizados na produção de cores e na pintura corporal. Na ocasião, também foi servido um almoço com cardápio inspirado na cultura indígena. No final, houve uma apresentação musical realizada por Raquel Keko Pataxó, indígena e professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Cerca de 40 pessoas participaram da oficina, que contou com a presença de integrantes da comunidade indígena Borum Kren, Pataxó da Bahia e Kaxixó de Minas. A diretora de Proteção Social Básica, Rigeli Mapa, e a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Cláudia Martinha, representaram a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Sérgley de Matos Neves, que participou pela primeira vez da oficina, considerou a experiência positiva: “Temos relatos do uso dessa cerâmica aqui em Ouro Preto e aprendemos a forma como os nossos ancestrais faziam”.

A próxima e última etapa do trabalho será a queima dos objetos de cerâmica, que acontecerá no sábado, dia 22 de abril, em local ainda a ser definido e organizado pelo cacique Danilo Borum-Kren, líder do Coletivo Borum-Kren, grupo indígena de Botocudos da Região dos Inconfidentes em Minas Gerais.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz

Álbum de fotos

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Escola de Farmácia de Ouro Preto comemora 186 anos de tradição e história

“ A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Farmácia de Ouro Preto…

3 de abril de 2025

Antropólogo Edilson Pereira lança livro sobre a Semana Santa de Ouro Preto

O livro A Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto (Papéis Selvagens),…

2 de abril de 2025

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa registrada como Patrimônio Imaterial

Imagem: Patrick de Araújo Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz Na última quinta-feira, dia…

31 de março de 2025

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…

27 de março de 2025

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…

26 de março de 2025

Ouro Preto e distritos esperam 60 mil turistas na Semana Santa

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…

25 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!