Blima Bracher

Cras itinerante vai ajudar assistência social em Ouro Preto

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, vai inaugurar a van do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Volante na sexta-feira, 10 de novembro, às 10h, na quadra do Morro Santana.

O CRAS Volante foi instituído no município pela Lei Complementar nº 211 de 25 de maio de 2022, com o objetivo de auxiliar os CRAS de referência, principalmente em localidades mais afastadas da sede, ao prestar serviços de assistência social a famílias que residem em locais de difícil acesso, como em áreas rurais, comunidades indígenas e quilombolas.

Para a inauguração, o CRAS Volante e Padre Faria levarão os seus serviços socioassistenciais habituais à comunidade presente, como Cad Único, Bolsa Família, BPC / LOAS, requerimento para Carteira do Autista (CIPTEA), ID Jovem, e benefícios eventuais. Para o atendimento do CRAS, os interessados precisam apresentar os documentos pessoais e de todos os membros que moram na mesma casa, sendo: RG, CPF, comprovante de residência e de renda.

Além disso, algumas parcerias foram estabelecidas com instituições, entre elas com a Câmara de Vereadores de Ouro Preto, que no dia vai emitir certidões de antecedentes e RG. As pessoas interessadas em obter o RG, precisam portar os documentos obrigatórios (CPF, 1 foto 3×4 recente, comprovante de endereço, certidão original e legível de nascimento ou casamento ou divórcio) e documentos adicionais (carteira do SUS, título de eleitor, carteira de trabalho e tipagem sanguínea com comprovação via exame). Ao todo, serão distribuídas 40 senhas para obtenção do RG, cujo custo é de R$100,74 pela DAE, ou a depender das condições do usuário, poderá ter a taxa de isenção por meio do CRAS. O RG será entregue no endereço do solicitante, em um prazo de 5 a 15 dias.

Outra parceria confirmada é com a Secretaria de Saúde, por meio do PSF Andorinhas, que vai oferecer aferição de glicemia e pressão arterial, e com a agência dos Correios, com a emissão de CPF. Os interessados precisam levar o RG e título de eleitor (adultos), RG e certidão de nascimento original e legível (crianças), além do pagamento da taxa de R$7,00. Ainda no dia 10, haverá oferta de serviços de corte de cabelo, unhas e sobrancelhas, atividades culturais, rua de lazer com pipoca e algodão doce.

Atualmente, o CRAS Volante tem a liderança da diretora da Proteção Social Básica, Rigeli Mapa, e do coordenador, Rhenan Hermes.

Com o apoio do ex-deputado estadual Glaycon Franco, a van passou por modificações internas e externas para trabalhar como escritório itinerante, e contemplou uma adaptação do sistema elétrico, de telefonia e som e no mobiliário, e também a plotagem.

Além do CRAS Volante, o município mantém o CRAS em Antônio Pereira, Cachoeira do Campo e Santa Rita (distritos), São Cristóvão e Padre Faria (sede), que juntos desempenham um trabalho que busca a emancipação e autonomia do cidadão, com várias atividades como palestras, rodas de conversa e oficinas.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz

Receba

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments