Blima Bracher

Convite para reunião sobre Pinacoteca de Ouro Preto

Encontro de cidadãos interessados em se tornar AMIGOS DA IMPLANTAÇÃO DA FUTURA PINACOTECA DE OURO PRETO. 

O encontro, aberto ao público em geral, com ênfase às pessoas do ramo de história, museologia, curadores, engenheiros arquitetos, restauradores, pintores, escultores, artistas visuais, promotores de turismo, entre outros interessados na criação desse espaço expositor, na cidade de Ouro Preto, a exemplo da Pinacoteca de São Paulo, cujo acervo reúne todos os artistas da cidade em seus 469 anos e artistas contemporâneos, através também de exposições temporárias que já recebeu inúmeros artistas brasileiros e internacionais a exemplo de Auguste Rodin. 

Ouro Preto completará 312 anos de sua fundação, dia 8 de julho de 2023. 

O projeto PINACOTECA DE OURO PRETO visa reunir em um mesmo espaço, prioritariamente, todos os artistas que pintaram a cidade desde seu início. Cada obra exposta, por empréstimo, consignação, doação e até mesmo aquisição, deverá ter, necessariamente, uma pesquisa histórica sobre seu autor e seu tempo. Não acreditamos que deverá haver nenhum tipo de critério de seleção e a ênfase será para  artistas profissionais. O tema do encontro será colocado em pauta para uma “prosa dialética à moda grega”, ou seja, não necessariamente conclusiva. 

A sugestão é em se criar um Instituto que, quem sabe, possa ser abrigado pela Fundação Gorceix. A parceria com a UFOP será muito importante em função da necessidade de pesquisa profissional histórica sobre cada pintor que pintou Ouro Preto em 312 anos.

LOCAL: Auditório do anexo do Museu da Inconfidência

DIA: 06 de MARÇO de 2023.

HORA: das 14h00min às 17h30min

Maiores informações: Daniel D’Olivier (31) 98304-3003

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments