Em Ouro Preto

Congados e Reinados são oficialmente Patrimônio Cultural do Brasil

Imagem: Patrick de Araújo/ PMOP
Os saberes do Rosário: Reinados, Congadas e Congados são, oficialmente, Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão foi tomada na reunião realizada nesta terça-feira (17), durante a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, o órgão colegiado de decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A decisão marca uma importante conquista para a preservação das manifestações afro-brasileiras no país e significa que passa a ser dever do Estado proteger e salvaguardar esse bem cultural. “Um título muito importante porque reconhece como patrimônio de cada brasileiro e brasileira essa riqueza de cultura que são os nossos congados e mozambiques”, reforçou o prefeito Angelo Oswaldo.

Em Ouro Preto, estão em atividade seis guardas. Na sede, são quatro: Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Congado de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças e Congado de Nossa Senhora Aparecida e Manto Azul do Santa Cruz. No distrito de Santo Antônio do Salto, tem o Congado de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e, em Miguel Burnier, o Congado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Patrimônio de Ouro Preto

A Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, que acontece em janeiro, é registrada como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto desde 2019. O reinado celebra-se a coroação de um rei negro, sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia. Ele remete ao tempo da escravidão e transforma a ordem instituída pela monarquia portuguesa, que reinava no Brasil colonial. No Reinado do Congo, tudo é sobre a fé e, portanto, tudo é sagrado: instrumentos, vestimentas, rituais e encenações.

Texto: Patrick de Araújo

Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Pouso do Chico Rey tem noite cultural e gastronômica com a presença da historiadora Myriam Ribeiro, os artistas Carlos e Fani Bracher, entre outros grandes nomes

A historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é uma das mais importantes historiadores da arqueologia,história…

15 de novembro de 2025

Alunos de escolas de cinco distritos participaram do Programa Estação de Memória e receberam álbum de figurinhas de Engenheiro Côrrea

Mais de 200 alunos da rede municipal de ensino participaram, entre os dias 10 e…

13 de novembro de 2025

Moreno Veloso leva música e boa prosa ao interior mineiro com o Programa “Sílabas e Sons”

Filho de Caetano Veloso, o cantor e compositor baiano se apresenta em Mariana, Ouro Preto…

5 de novembro de 2025

Prefeitura promove pavimentação com asfalto no Bairro Lagoa

Imagem contendo brasão do município de Ouro Preto mais a esquerda, um pouco mais a…

31 de outubro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!