Em Ouro Preto

Concurso de Fotografias para celebrar 45 anos de Patrimônio da Humanidade em Ouro Preto

Prefeitura promove 5º Concurso de Fotografia para celebrar 45 anos de Ouro Preto como Patrimônio da Humanidade

Inscrições vão até 4 de julho e fotos vencedoras irão compor calendário e agenda da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Notícia publicada em 12/06/2025
por Marília Mesquita

A Prefeitura de Ouro Preto promove o 5º Concurso de Fotografia. Com o objetivo de valorizar o patrimônio, a arte e a consciência ambiental, estudantes do ensino fundamental II, que frequentam as aulas do 6º ao 9º ano, podem se inscrever até 4 de julho. Neste ano, o tema é “45 anos de Ouro Preto como Patrimônio da Humanidade: Olhares e Lugares”, em homenagem ao título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1980.

Uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o projeto integra as ações de educação ambiental. Desde 2021, o projeto vem se consolidando como uma importante ferramenta para incentivar a construção de um olhar sensível sobre a cidade histórica, por meio de fotografias que ressaltem aspectos culturais, naturais, artísticos e patrimoniais da sede e dos distritos.

Cada participante poderá inscrever uma única imagem, de autoria própria, inédita e fotografada no ano de 2025, em qualquer lugar de Ouro Preto. As 15 imagens vencedoras irão compor o calendário e a agenda da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para o ano de 2026. Além da visibilidade, os ganhadores serão premiados com notebook (primeiro lugar), smartphone (segundo lugar), tablet (terceiro lugar) e fone de ouvido sem fio (a partir do quarto lugar). As inscrições podem ser feitas através do formulário.

O edital completo do concurso está disponível no Diário Oficial de Ouro Preto publicado na quinta-feira (05). O concurso é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a comunidade Fotógrafos em Ouro Preto, Bazar Faria, Informática Itacolomy e Loja do Denis.

Texto: Alice Pereira

Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Pouso do Chico Rey tem noite cultural e gastronômica com a presença da historiadora Myriam Ribeiro, os artistas Carlos e Fani Bracher, entre outros grandes nomes

A historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é uma das mais importantes historiadores da arqueologia,história…

15 de novembro de 2025

Alunos de escolas de cinco distritos participaram do Programa Estação de Memória e receberam álbum de figurinhas de Engenheiro Côrrea

Mais de 200 alunos da rede municipal de ensino participaram, entre os dias 10 e…

13 de novembro de 2025

Moreno Veloso leva música e boa prosa ao interior mineiro com o Programa “Sílabas e Sons”

Filho de Caetano Veloso, o cantor e compositor baiano se apresenta em Mariana, Ouro Preto…

5 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!