Em Ouro Preto

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo
As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com o acendimento oficial da iluminação de Natal na Praça Tiradentes. A cidade, conhecida por sua beleza histórica e cultural, ganha um brilho especial com as luzes e a decoração natalina. O evento, que começa às 20h, marca o início de uma temporada de festas repletas de atrações imperdíveis para todas as idades.
Uma das grandes novidades deste ano é a imponente árvore de Natal de 22 metros de altura, instalada em frente ao Museu da Inconfidência, que promete encantar a todos com sua grandiosidade e brilho. A expectativa da Secretaria de Turismo de Ouro Preto é que o evento receba cerca de 90 mil turistas até 6 de janeiro de 2025. A iluminação foi especialmente planejada para se integrar aos casarões históricos e ao legado do ciclo do ouro, criando um cenário único para as festividades, sem prejudicar a beleza e o patrimônio da cidade.
O Secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, destaca a importância das festividades para a cidade. “O Natal é um momento de celebração, união e magia. Queremos que todos, moradores e visitantes, se deixem envolver pelo espírito natalino enquanto caminham pelas ruas iluminadas e participam das diversas atrações que preparamos com muito carinho”, afirmou o secretário.
O Natal de Ouro Preto não se limita apenas a celebrar o Natal, mas também integra o Natal da Mineiridade. As tradicionais Folias de Reis, Pastorinhas, corais, bandas civis com mais de 90 anos de história e cortejos com artistas circenses foram cuidadosamente incorporados à programação cultural. Outro destaque imperdível é a projeção mapeada na fachada da Igreja São Francisco de Assis, transformando as festividades em um autêntico espetáculo de luz e história.
O evento é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto, Associação Turística Circuito do Ouro, Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Pouso History.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

Posts Recentes

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Pouso do Chico Rey tem noite cultural e gastronômica com a presença da historiadora Myriam Ribeiro, os artistas Carlos e Fani Bracher, entre outros grandes nomes

A historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é uma das mais importantes historiadores da arqueologia,história…

15 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!