Em Ouro Preto

Chamas quase atingem museu Boulieu em Ouro Preto

Um incêndio em vegetação, próximo a casarões antigos, preocupou moradores de Ouro Preto na noite deste domingo (28). Por volta das 19h40, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas em dois pontos da cidade.

Até as 21h30, segundo Corpo de Bombeiros, as chamas estavam altas e ofereciam risco para residências. Às 23h, o secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, informou  que a situação estava sob controle.

Um dos focos de incêndio estava próximo ao Museu Boulieu. De acordo com moradores da região, por volta das 21h, o fogo se alastrou rapidamente pela vegetação, chegando perto de residências da cidade (veja no vídeo abaixo).

O Museu Boulieu guarda esculturas e pinturas de temática religiosa, peças utilitárias, como mobiliário, utensílios domésticos de prataria inglesa e latino-americana, vasos de cerâmica, tecidos andinos, gravuras e fragmentos de entalhes. Há também um pequeno conjunto de peças arqueológicas pré-colombianas.

“Ainda não temos a extensão queimada, mas, felizmente, não atingiu casas, nem deixou feridos. Provavalmente, o incêndio começou com queimada de lixo, que perdeu o controle. Chamas estão perto do museu, mas fizemos, com os bombeiros, uma grande linha fria. A madrugada será de monitoramento”, disse o secretário.As obras foram doadas pelo casal de colecionadores Jacques e Maria Helena Boulieu. O prédio que abriga o museu foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938.   Também foram registrados focos de incêndio próximos da rodoviária do município e de outros casarões tradicionais da cidade e de um hotel. Militares do Corpo de Bombeiros combateram as chamas durante a noite.

Ainda de acordo com o secretário Chiquinho de Assis, 10 bombeiros atuavam na ocorrência, acompanhados de três brigadistas voluntários.

  1. “Estamos pedindo que moradores e vigilantes dos prédios fiquem atentos durante a madrugada”, destacou. Foto de Sylvio Neto.
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Distritos de Ouro Preto recebem Campanha de Popularização do Teatro

Imagem: Ane Souz Escolas municipais dos distritos de Amarantina, Rodrigo Silva, Cachoeira do Campo e…

15 de maio de 2024

Dom Edmar celebra primeira missa como Bispo

No último domingo, 12 de maio, ocorreu a primeira Missa do Monsenhor Edmar, após sua…

14 de maio de 2024

Entre 24 e 26/5 Ouro Preto recebe 3• Edição do Festival de Popularização do Teatro

Ouro Preto recebe, entre 24 e 26 de maio, a terceira edição do Festival de…

13 de maio de 2024

Confira as ótimas opções para o seu fim de semana em Ouro Preto

Olá! Chegou a sua *agenda cultural* da semana. Acesse nossos canais oficiais e fique por…

10 de maio de 2024

Carlos Bracher recebe titulo de Cidadão Honorário de Belo Horizonte

Em solenidade seguida de coquetel na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Presidente, vereador Gabriel…

8 de maio de 2024

Alunos de escolas públicas de Ouro Preto visitam ETA Itabirito

Imagem: Bernardo Marotta A Prefeitura de Ouro Preto, por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis,…

3 de maio de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!