Em Ouro Preto

Chamas quase atingem museu Boulieu em Ouro Preto

Um incêndio em vegetação, próximo a casarões antigos, preocupou moradores de Ouro Preto na noite deste domingo (28). Por volta das 19h40, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas em dois pontos da cidade.

Até as 21h30, segundo Corpo de Bombeiros, as chamas estavam altas e ofereciam risco para residências. Às 23h, o secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, informou  que a situação estava sob controle.

Um dos focos de incêndio estava próximo ao Museu Boulieu. De acordo com moradores da região, por volta das 21h, o fogo se alastrou rapidamente pela vegetação, chegando perto de residências da cidade (veja no vídeo abaixo).

O Museu Boulieu guarda esculturas e pinturas de temática religiosa, peças utilitárias, como mobiliário, utensílios domésticos de prataria inglesa e latino-americana, vasos de cerâmica, tecidos andinos, gravuras e fragmentos de entalhes. Há também um pequeno conjunto de peças arqueológicas pré-colombianas.

“Ainda não temos a extensão queimada, mas, felizmente, não atingiu casas, nem deixou feridos. Provavalmente, o incêndio começou com queimada de lixo, que perdeu o controle. Chamas estão perto do museu, mas fizemos, com os bombeiros, uma grande linha fria. A madrugada será de monitoramento”, disse o secretário.As obras foram doadas pelo casal de colecionadores Jacques e Maria Helena Boulieu. O prédio que abriga o museu foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938.   Também foram registrados focos de incêndio próximos da rodoviária do município e de outros casarões tradicionais da cidade e de um hotel. Militares do Corpo de Bombeiros combateram as chamas durante a noite.

Ainda de acordo com o secretário Chiquinho de Assis, 10 bombeiros atuavam na ocorrência, acompanhados de três brigadistas voluntários.

  1. “Estamos pedindo que moradores e vigilantes dos prédios fiquem atentos durante a madrugada”, destacou. Foto de Sylvio Neto.
Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Entre os dias 8, 9 e 10 de novembro acontece a 32 Festa da jabuticaba…

4 de novembro de 2024

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1°…

4 de novembro de 2024

Museu Casa dos Contos apresenta “Aiê – Caminhos da Regeneração “

✨ Exposição *Aiê - Caminhos da regenerAção* ✨ "O caminho importa mais que a chegada".…

31 de outubro de 2024

Crônica por Blima Bracher: ‘O marido ideal”

Ele foi se transformando em todas as paixões que ela já vivera algum dia. Dependendo…

15 de outubro de 2024

Crônica, por Blima Bracher: ” Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios “

Crônica, por @blimabracher: " Ele dormia de valete pra não ter que sentir hálitos alheios"…

14 de outubro de 2024

Exposição de bordados inspirados na obra de Carlos e Fani Bracher está na Casa dos Contos de OP

>Cerca de 100 pessoas inclusive o prefeito reeleito, Angelo Oswaldo, prestigiaram a inauguração da exposição…

11 de outubro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!