Imagem: Jacqueline Lourenço
Na manhã do dia 18 de junho, no galpão da Associação de Catadores de Antônio Pereira (AMRAP), ocorreu uma reunião sobre questões internas da associação. Estavam presentes representantes da Prefeitura de Ouro Preto, alinhados com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, o Programa de Extensão Engenharia para a Sustentabilidade e Empreendedorismo Social (ESES) e a RC8, empresa responsável por prestar consultoria técnica para as associações.
Duas dinâmicas, ministradas pela chefe de Educação Ambiental, Maria das Graças, foram realizadas com os catadores de material reciclável. Os participantes respondiam e escreviam em cartazes o que a associação já possuía para um funcionamento adequado e o que ainda era necessário para melhorar o trabalho no local.
Além disso, foi discutida a diferença entre uma associação e uma empresa, destacando que ambas possuem objetivos e funções distintas. Uma empresa é um organismo composto por recursos humanos, materiais e financeiros que visa a determinado fim econômico. Já a associação é um grupo de pessoas que, sob um estatuto social, se unem com propósitos definidos de contribuição mútua e defesa de interesses, sustentados por contribuições financeiras espontâneas.
Segundo o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFOP, Máximo E. Martins, o encontro foi muito benéfico e produtivo para os associados, gerando frutos que exemplificam o sucesso e a sustentabilidade da associação. “Foi incrível ver como a AMRAP está melhorando as condições de trabalho e rendimento dos associados, com um aumento progressivo na distribuição das vendas”, afirma Máximo.
Nos encaminhamentos finais, foi considerada essencial a parceria com o CRAS para mobilizar a população em busca de novas pessoas para se integrarem à associação. Essa conversa se mostrou primordial para que o fortalecimento da instituição se mantenha e continue prestando serviços essenciais para o território, gerando sustentabilidade, desenvolvimento para o planeta e renda econômica para os associados.
Texto: Bernardo Marotta / Revisão: Victor Stutz
O pintor mineiro faz uma homenagem à jovem capital mineira que completou 127 anos. A…
Com o intuito de proteger vidas, prevenir riscos e estabelecer diretrizes claras para o enfrentamento…
0 distrito ouro-pretano de São Bartolomeu, joia setecentista que já foi indicada ao título de…
Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o espetáculo "Causos de Brasêro", idealizado e…
*AGENDA CULTURAL - Secretaria de Cultura e Turismo* Olá! A sua agenda cultural da semana.…
O Cortejo Natalino, atração tradicional na programação do Natal de Ouro Preto, será realizado nesta…