Em Ouro Preto

Casarão lendário do Vira Saia restaurado

Neste sobrado viveu o Antônio Francisco Alves, o ”Vira saia”. Segundo tradição, ele era o chefe do bando que interceptava tropas que transportavam ouro de Minas para o Rio de Janeiro. Em um oratório, na fachada, ele virava a saia da santa na direção que o Ouro sairia em direção ao Rio de Janeiro para a coroa portuguesa. A casa apresenta no seu interior, embutida numa pilastra, placa em pedra-sabão datada de 1741, com informações sobre a construção.

A Prefeitura de Ouro Preto desapropriou do imóvel possibilitando a recuperação do prédio que há anos apresenta problemas estruturais e risco de desabamento

Esse é um dos principais patrimônios culturais e históricos de Ouro Preto, localizado no Bairro Antônio Dias. O imóvel foi construído no século XVIII e, em virtude de problemas estruturais e risco de desabamento, recebeu em 2015 escoramento emergencial custeado pela Prefeitura, seguindo determinação da Justiça. A inciativa da desapropriação foi conjunta das Secretarias de Cultura e Patrimônio e da Secretaria de Educação.

A posse do casarão possibilitará a sua plena recuperação. A desapropriação do imóvel visa abrigar a Creche Municipal Dona Hermínia e a implantação da Casa de Cultura e Arte Popular.

A casa localizada na Ladeira de Santa Efigênia pertenceu ao lendário Antônio Francisco Alves, no século XVIII. O famoso Vira Saia é visto por alguns como o Robin Hood das Gerais, a quem se atribuem diversos saques cometidos contra a coroa portuguesa em favor dos mais necessitados.

Zaqueu Astoni, secretário da Casa Civil e interino da pasta de Cultura e Patrimônio à época da efetivação da desapropriação, reforçou a importância dessa inciativa para a cidade. “Primeiro porque a Prefeitura vai salvar um patrimônio de Ouro Preto, de Minas e do Brasil, importantíssimo para a nossa cidade e para a história do país. Segundo, pela valorização do bairro Antônio Dias, que irá englobar equipamentos públicos de grande importância. Haverão espaços de cultura, educação e outros que poderão ser colocados no terreno que é muito extenso e possui uma localização ímpar. Com essa ação, estamos aliando preservação e serviços públicos à comunidade do Antônio Dias e uma melhora do fluxo turístico no bairro”.

Deborah Etrusco, secretária interina de Educação e gestora Municipal Específica do contrato, ressaltou a importância desse espaço para o desenvolvimento educacional no ensino básico em Ouro Preto. “A intenção é construir uma escola de educação infantil, para alunos de zero a cinco anos, ampliando o número de vagas. Este projeto possibilitará um espaço mais acolhedor, mais propício a desenvolvimento das crianças, que terão contato com a área verde e outros equipamentos públicos de cultura, de preservação ambiental e do patrimônio. Com toda a certeza isso vai aumentar a qualidade na educação de do Município”.

Diogo Ribeiro, procurador Municipal, explicou que esse processo se iniciou no início de 2021, pelo jurídico da Prefeitura, para analisar o interesse do Município na aquisição do imóvel. “Realizamos todos os trâmites necessários para a desapropriação, publicamos o Decreto 6.251, em 14 de outubro do ano passado e ajuizamos a ação, pois são muitos herdeiros do casarão. Agora será feita a assunção da posse, dar prosseguimento ao processo burocrático de transferência de propriedade e iniciar os projetos elaborados para esse espaço”.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

  • Que noticia alvissareira, passei diante dele dezenas de vezes, era uma ruína realmente apaixonante mas prefiro vê-la restaurada. que saudades de Villa Rica....

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!