Em Ouro Preto

Casarão lendário do Vira Saia restaurado

Neste sobrado viveu o Antônio Francisco Alves, o ”Vira saia”. Segundo tradição, ele era o chefe do bando que interceptava tropas que transportavam ouro de Minas para o Rio de Janeiro. Em um oratório, na fachada, ele virava a saia da santa na direção que o Ouro sairia em direção ao Rio de Janeiro para a coroa portuguesa. A casa apresenta no seu interior, embutida numa pilastra, placa em pedra-sabão datada de 1741, com informações sobre a construção.

A Prefeitura de Ouro Preto desapropriou do imóvel possibilitando a recuperação do prédio que há anos apresenta problemas estruturais e risco de desabamento

Esse é um dos principais patrimônios culturais e históricos de Ouro Preto, localizado no Bairro Antônio Dias. O imóvel foi construído no século XVIII e, em virtude de problemas estruturais e risco de desabamento, recebeu em 2015 escoramento emergencial custeado pela Prefeitura, seguindo determinação da Justiça. A inciativa da desapropriação foi conjunta das Secretarias de Cultura e Patrimônio e da Secretaria de Educação.

A posse do casarão possibilitará a sua plena recuperação. A desapropriação do imóvel visa abrigar a Creche Municipal Dona Hermínia e a implantação da Casa de Cultura e Arte Popular.

A casa localizada na Ladeira de Santa Efigênia pertenceu ao lendário Antônio Francisco Alves, no século XVIII. O famoso Vira Saia é visto por alguns como o Robin Hood das Gerais, a quem se atribuem diversos saques cometidos contra a coroa portuguesa em favor dos mais necessitados.

Zaqueu Astoni, secretário da Casa Civil e interino da pasta de Cultura e Patrimônio à época da efetivação da desapropriação, reforçou a importância dessa inciativa para a cidade. “Primeiro porque a Prefeitura vai salvar um patrimônio de Ouro Preto, de Minas e do Brasil, importantíssimo para a nossa cidade e para a história do país. Segundo, pela valorização do bairro Antônio Dias, que irá englobar equipamentos públicos de grande importância. Haverão espaços de cultura, educação e outros que poderão ser colocados no terreno que é muito extenso e possui uma localização ímpar. Com essa ação, estamos aliando preservação e serviços públicos à comunidade do Antônio Dias e uma melhora do fluxo turístico no bairro”.

Deborah Etrusco, secretária interina de Educação e gestora Municipal Específica do contrato, ressaltou a importância desse espaço para o desenvolvimento educacional no ensino básico em Ouro Preto. “A intenção é construir uma escola de educação infantil, para alunos de zero a cinco anos, ampliando o número de vagas. Este projeto possibilitará um espaço mais acolhedor, mais propício a desenvolvimento das crianças, que terão contato com a área verde e outros equipamentos públicos de cultura, de preservação ambiental e do patrimônio. Com toda a certeza isso vai aumentar a qualidade na educação de do Município”.

Diogo Ribeiro, procurador Municipal, explicou que esse processo se iniciou no início de 2021, pelo jurídico da Prefeitura, para analisar o interesse do Município na aquisição do imóvel. “Realizamos todos os trâmites necessários para a desapropriação, publicamos o Decreto 6.251, em 14 de outubro do ano passado e ajuizamos a ação, pois são muitos herdeiros do casarão. Agora será feita a assunção da posse, dar prosseguimento ao processo burocrático de transferência de propriedade e iniciar os projetos elaborados para esse espaço”.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Ver Comentários

  • Que noticia alvissareira, passei diante dele dezenas de vezes, era uma ruína realmente apaixonante mas prefiro vê-la restaurada. que saudades de Villa Rica....

Posts Recentes

Bracher expõe a mostra “Belo Bracher Horizonte” na Casa Fiat de Cultura

O pintor mineiro faz uma homenagem à jovem capital mineira que completou 127 anos. A…

21 de dezembro de 2024

Ouro Preto se prepara para periodo chuvoso

Com o intuito de proteger vidas, prevenir riscos e estabelecer diretrizes claras para o enfrentamento…

18 de dezembro de 2024

Dia 15/ 12, abertura do Presépio Comunitário de Ouro Preto

0 distrito ouro-pretano de São Bartolomeu, joia setecentista que já foi indicada ao título de…

10 de dezembro de 2024

Distritos de Ouro Preto recebem o espetáculo Casos de Brasêro em dezembro

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o espetáculo "Causos de Brasêro", idealizado e…

10 de dezembro de 2024

Agenda cultural de Ouro Preto

*AGENDA CULTURAL - Secretaria de Cultura e Turismo* Olá! A sua agenda cultural da semana.…

6 de dezembro de 2024

Cortejo natalino percorre Ouro Preto com direito a neve atrações Disney e shows incríveis

O Cortejo Natalino, atração tradicional na programação do Natal de Ouro Preto, será realizado nesta…

6 de dezembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!