A Casa do Papai Noel, instalada na Casa de Gonzaga, no Centro Histórico de Ouro Preto, recebeu mais de 1000 mil visitantes. A atração proporcionou uma experiência única para famílias, unindo magia e representatividade. A Casa do Papai Noel foi totalmente gratuita, o que garantiu a todos a foto com Papai Noel e criar memórias inesquecíveis. Com patrocínio da Cemig, ainda foi possível levar a foto impressa na hora para casa.
Além do protagonista natalino, o Papai Noel, representado por Seu Juca de 80 anos, e a figura da Mamãe Noel, vivida por Dona Ilda, conquistou a todos. Os dois ainda foram acompanhados pela Elfa Lua, representada pela Daiana Augusto, que viralizou na internet por sua espontaneidade e bom humor, transformando a espera na fila de visitação em um momento leve e divertido.
Seu Juca tira do armário a tradicional roupa vermelha e prepara a barba para encarnar o Papai Noel há mais de 15 anos. Carisma, simpatia e bondade fazem parte de toda esta trajetória. “Gosto muito do trabalho de Papai Noel, pois posso alegrar crianças, adultos e idosos”, ressalta Seu Juca.
Dona Ilda Macedo, de 71 anos, conta que fica satisfeita em fazer a alegria das crianças e adultos e que tem consciência da importância do papel dela na representatividade da mulher idosa e negra em locais onde historicamente foram ocupados por jovens e brancas. “Sinto gratidão por essa oportunidade de poder ser uma lanterna que guia meninas negras a sonharem a ocupar qualquer lugar. Meu papel como Mamãe Noel tem surtido resultados na comunidade”, explica.
O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto (CDL), Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Buena Vista Hostel.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.
Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.
Natal da Mineiridade
Com uma programação diversa e descentralizada, o ‘Natal da Mineiridade 2024’ estima que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa alta de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023. Ouro Preto é uma das cidades contempladas pela Cemig, com apoio do governo estadual.
Em 2023, o ‘Natal da Mineiridade’ foi responsável por gerar uma circulação de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano, é esperado aumento do fluxo turístico em 20%, com média de ocupação hoteleira em 80%, estimulando o intercâmbio cultural por meio de uma celebração que une tradição, fé e arte.
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