Blima Bracher

Casa da Ópera reabre com programação do Natal “Luz e História “

Imagem: Ane Souz
O Teatro Municipal de Ouro Preto, a Casa da Ópera, será reaberto ao público no dia 15 de dezembro. A Casa esteve fechada para reforma nos últimos meses, como parte das ações da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para proteção e preservação do patrimônio cultural ouro-pretano.

A reforma realizada promoveu a revitalização do teatro como um todo, desde as estruturas de alvenaria, reforma completa do telhado, pintura externa e interna, revisão dos pontos de energia, revisão da iluminação e foi feita a descupinização em todo o local. Também ocorreu o restauro da boca de cena que envolve cortinas, o sistema de movimentação das cortinas, das bambolinas, que fazem parte do conjunto da caixa cênica do teatro. Além da pintura artística da boca de cena do teatro que foi restaurada pelo historiador Aldo Araújo, parceiro da Prefeitura de Ouro Preto. O telhado da Casa também passou por reformas e foi realizada a substituição de duas peças de madeiras, chamado “espigão”, na parte de trás do telhado. E também a restauração do sistema de combate e prevenção de incêndios.

Após a total revitalização, a Casa da Ópera está pronta para a retomada de apresentações, espetáculos e também para receber turistas. A abertura acontece no próximo dia 15 de dezembro e em breve será lançado um edital para seleção de atrações culturais no teatro. De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, a abertura da Casa contará com apresentação especial, que será divulgada em breve, mas já estão confirmadas algumas atrações na Casa da Ópera durante a programação do “Natal de Ouro Preto – Luz & História”:

PROJEÇÃO MAPEADA “TEATRO MAIS ANTIGO DAS AMÉRICAS”

Data: 16 de dezembro (sábado)

Horário: 20h00

Local: Fachada do Teatro Municipal Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Centro histórico

ENCONTRO DE CORAIS

Data: 16 de dezembro (sábado)

Horário: 20h00

Local: Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Centro histórico

PROJEÇÃO MAPEADA “TEATRO MAIS ANTIGO DAS AMÉRICAS”

Data: 22 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 20h00

Local: Fachada do Teatro Municipal Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Centro histórico

ESPETÁCULO BAILE DO MENINO DEUS

Data: 22 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 20h00

Local: Casa da Ópera –

Texto: Patrick de Araújo / Revisão: Greiza Tavares

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments