Em Ouro Preto

Capacitação para diretores e professores da rede municipal de Ouro Preto

Imagem: Clara Costa
Entre os dias 12 e 15 de março, a Secretaria Municipal de Educação realiza uma capacitação para os diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino de Ouro Preto. A formação acontece no Sesc, e conta com a participação de todos os departamentos da Secretaria e de palestrantes convidados.

O principal objetivo deste evento é formar e capacitar os diretores e vice-diretores que tomaram posse no final de fevereiro, para que estejam cada vez mais preparados para o novo mandato, que começou em março. A capacitação visa, também, mostrar como as instituições de ensino e a Secretaria de Educação andam lado a lado para proporcionar uma educação de qualidade para os nossos alunos.

Várias temáticas são abordadas durante os quatro dias. Na terça-feira, dia 12, a Casa do Professor e a Biblioteca Pública apresentaram seus projetos e ações. Além disso, aconteceram duas palestras de destaque. A primeira, conduzida por Fernanda Neves, especialista em políticas públicas em gestão governamental, abordando a importância do papel do diretor escolar na efetividade do sistema educacional. Em seguida, a secretária municipal de Belo Horizonte ministrou uma palestra sobre práticas restaurativas e mediação de conflitos no ambiente escolar.

Na quarta-feira, dia 13, a equipe da Secretaria de Educação promoveu apresentações detalhadas sobre as ações e fluxos da Gerência de Recursos Humanos. Na parte da tarde, a professora e pesquisadora Ângela Imaculada Dalben debateu o lugar da avaliação educacional na gestão escolar. Logo após, Lúcia Helena Alvarez Leite, professora titular da Faculdade de Educação da UFMG, e o artista plástico da UFMG, Wellington Dias, ministraram uma palestra sobre a educação integral e integrada, debatendo sobre a educação para além dos muros da escola.

Já nesta quinta-feira, dia 14, o Instituto Áquila, parceiro da Secretaria de Educação, apresenta o Programa Movimenta Educação, um projeto pedagógico da Secretaria. A diretora de Inclusão, Diversidade e Territorialidade discorre sobre a educação inclusiva no Município, sendo seguida pelo departamento de transporte escolar. Na parte da tarde, A Gerência de Administração e Suprimentos da SME realizará uma apresentação sobre os processos do departamento.

Finalizando a semana, a Gerência de Administração e Suprimentos começa a sexta-feira, 15 de março, apresentando a diretoria de manutenção de prédios escolares e a prestação de contas, o PDDE e o SIMEC. Encerrando a capacitação, a Gerência Pedagógica apresentará o sistema Sonner para os diretores e os aspectos legais e administrativos da organização escolar.

Texto: Clara Costa / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Falha na Matrix ou o dia em que conversei com um algodão-doce gigante

Sabe aquele dia, em que tudo está preparado para ser maravilhoso e perfeito? Aí do…

26 de abril de 2024

Festejo do Tambor Mineiro tem entrada gratuita em Lavras Novas

Data: 19/05/2024 à 19/04/2024 Local: Vila da Chapada (Lavras Novas) Pela primeira vez, o encontro…

25 de abril de 2024

O ET chupador de pneus e outras crônicas, por Blima Bracher

Era para ser apenas mais uma viagem tranquila, destas que costumo fazer nas entressafras de…

25 de abril de 2024

Angelo Oswaldo lembra da importância política da celebração do 21 de abril para o país

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lembrou da importância do 21 de abril para…

21 de abril de 2024

Encontro de música e artes plásticas no palco faz plateia gritar “Bravo” no Palácio das Artes

Pela primeira vez um encontro de música e artes plásticas no grande teatro do Palácio…

18 de abril de 2024

Restos mortais da inconfidente Bárbara Heliodora retornam a Ouro Preto

"Barbara Bela do norte a estrela que o meu destino sabes guiar", parte do poema…

16 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!