Blima Bracher

“Bossa Criativa”chega a Ouro Preto

Representantes do setor cultural marcam presença em cerimônia de abertura da Bossa Criativa – Foto: Isabela Vilela/Agência Primaz

Na noite desta terça-feira (18) Ouro Preto recebeu a abertura do evento “Bossa Criativa – Arte de Toda Gente”, projeto realizado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). Com uma programação gratuita e diversificada, a Mostra visa aproximar a população dos patrimônios culturais brasileiros com atividades ligadas ao ensino, música, cultura e arte.

Como parte das atividades, o Seminário “Patrimônio na Contemporaneidade – Narrativas Expandidas e Perspectivas Cruzadas”, é composto por quatro sessões temáticas, realizadas de forma híbrida, tanto pelo canal do YouTube da Mostra, quanto presencialmente. As palestras e os cursos ofertados pelo projeto, segundo Tamoio Athayde Marcondes, presidente da FUNARTE, refletem a missão constitucional de proteção à cultura nacional, com o incentivo à preservação e o fomento ao patrimônio material e imaterial.

A Mostra, que teve início no Anexo do Museu da Inconfidência, acontece em diversos pontos da cidade, ocupando a Praça Tiradentes no final de semana. Dentre as atividades propostas estão rodas de conversa, oficinas e instalações colaborativas, além de apresentações musicais, cortejos, peças teatrais e feira gastronômica.

Apesar de outros eventos estarem acontecendo de forma concomitante à Bossa, como o Festival Internacional de Turismo que se inicia hoje (19) no Centro de Convenções, Raquel Falcão, curadora da Bossa e coordenadora do Núcleo de Arte da FAOP, convida o público a prestigiar toda a programação disponível na cidade. “Eu acho que são eventos que se complementam, se fortalecem, se atravessam. As pessoas deviam vir de dia aqui, de noite no outro”, reforçou Falcão à Agência Primaz.

A Bossa Criativa fica em Ouro Preto de 18 a 23 de outubro, com programação gratuita e em formato híbrido. A lista completa de atividades e o formulário de inscrição para cursos e palestras estão disponíveis no site do evento. Texto e foto Agência Primaz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments