Em Ouro Preto

Blocos Estudantis: folia 2022 em Ouro Preto é dúvida

O Carnaval de 2022 ainda é uma possibilidade na cidade de Ouro Preto. Com o avanço da vacinação em Minas Gerais e no Brasil, o Município não descartou as comemorações no próximo ano, mas ainda não ha um planejamento pronto para que as pessoas voltem a ocupar as ruas, acompanhando os blocos.

O secretário de Turismo, Rodrigo Câmara pontua que a preocupação é estipular protocolos para que uma festa tão grande aconteça nos moldes tradicionais sem prejuízo à saúde da população.

“Sobre o Carnaval 2022 em Ouro Preto, todo o planejamento está sendo feito de forma convencional até mesmo pelos prazos que um evento desse porte necessita pra que seja realizado. É um dos maiores eventos que acontecem na cidade. Falar hoje que o evento acontecerá com certeza seria de uma forma leviana afirmar, até porque Ouro Preto aderiu ao programa Minas Consciente, que também determina possibilidade ou não da realização de eventos. Até mesmo a capacidade desses eventos. Então, são dois fatores a serem observados: o primeiro, obviamente, os protocolos do programa, e o segundo é a evolução da vacinação no Município e no estado”, concluiu.

O Carnaval de Ouro Preto é referência em todo mundo pelas suas peculiaridades, seus blocos e tradição enraizados na cidade. A Ligas das Escolas de Samba floreiam a Praça Tiradentes com o desfile em dois dias de folia. As ruas da cidade ficam repletas com artistas das mais diversas manifestações culturais, além dos shows com músicos locais e dos tradicionais blocos, como o Zé Pereira dos Lacaios que está em atividade, ininterrupta, há 150 anos.

Esse é o evento onde toda manifestação cultural, artista e turística é vivida pelos moradores e pelos inúmeros turistas que encontram em Ouro Preto o lugar ideal para estar nesse período!

Outra conhecida folia é a Liga dos Blocos, formada pelos blocos Caixão, Cabrobró, Praia e Chapado e a Prefeitura apoia a iniciativa, desde que seguindo todos as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com o cenário favorável à realização de eventos de grande porte, a Liga dos Blocos já iniciou sua preparação da festa e segundo a diretoria, “o evento respeitará as orientações sanitárias que estarão vigentes na data de realização, com obediência irrestrita aos protocolos exigidos. A vacinação, com duas doses, será uma das exigências para os foliões”.

A data provável para a realização do Carnaval no Brasil é de 26 de fevereiro a 1º de março de 2022, então, ainda há muito o que se preparar antes de bater o martelo final. Aos poucos, Ouro Preto vai voltando a se destacar no cenário turístico nacional, mas a grande folia ainda é dúvida.

@blimabracher

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Museu Boulieu lança programação cultural do ano

Imagem: Neno Vianna/ PMOP “Aqui está a história de amor de um casal pelas artes,…

15 de maio de 2025

Festur 2025: Ouro Preto celebra o jeito mineiro de ser

De 4 a 6 de junho, turismo, cultura e gastronomia se encontram em um festival…

13 de maio de 2025

Festival da Terra celebra cultura e agroecologia em Maciel, Ouro Preto

Evento acontece neste fim de semana, de 16 a 18 de maio, com oficinas, apresentações…

12 de maio de 2025

Cantor e compositor KK lança o clipe “Mãe” gravado na capital mineira

*O melhor presente de todos os tempos de sempre pra sua Mãe* O KK, ele…

9 de maio de 2025

Contagem regressiva para a nova Unidade de Saúde em Amarantina

Imagem: Neno Vianna/ PMOP A Prefeitura de Ouro Preto está em contagem regressiva para a…

7 de maio de 2025

Casas populares entregues em Ouro Preto

Imagem: Peterson Bruschi/ PMOP Em uma tarde marcada por emoção e conquistas, a Prefeitura de…

6 de maio de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!