Blima Bracher

“Beleza pura”: Carnaval virtual de Ouro Preto

Exposições e lives fazem parte do Carnaval virtual de Ouro Preto

o tema “Beleza Pura” e em formato virtual por conta da pandemia do novo Coronavírus, Ouro Preto fez nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, o lançamento do seu tradicional carnaval, dando continuidade ao trabalho de valorização da cultura local.

A abertura da exposição “Nosso Carnaval, Nossa história” marcou o evento, como destaca o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara. “Hoje abrimos as atividades do carnaval com essa exposição que teve sua primeira instalação em 2019 e que leva a assinatura da Kátia Nunes em uma nova roupagem e montagem. Ela contextualiza o carnaval da nossa história, que é de suma importância nesse momento de pandemia, já que não podemos ir para as ruas. Que possamos relembrar os bons momentos vividos na cidade”.

Segundo Kátia Nunes, a exposição foi “concebida para fazer parte do acervo técnico da Prefeitura, ou seja, um patrimônio. É muito gratificante ver que a esse trabalho está em andamento, sendo representativo”. Além disso, é um projeto atemporal, pois “a vantagem do material histórico e que ele é permanente. Ele não vai mudar, pode ser ampliado e melhorado, mas os fatos do passado permanecem registrados”.

A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, enfatiza a grandiosidade do carnaval ouro-pretano e suas tradições. “Nosso carnaval é um dos melhores carnavais do Brasil e a Prefeitura busca sempre apoiar esses grupos carnavalescos, e garantir que se mantenha o respeito adquirido em todo país”. Margareth ainda ressalta que “o carnaval on-line vem como um chamado a toda comunidade que fique em casa e em breve retornaremos às ruas com nosso carnaval e todo mundo junto”.

O secretário de Governo, Felipe Guerra, reafirma a opção da Prefeitura de não decretar feriado no carnaval e o cancelamento da comemoração de forma presencial. “Em Ouro Preto e em todo país, teremos um carnaval diferente, seguindo as instruções do Ministério Público para evitar aglomerações e fortalecer o combate ao Coronavírus. Na cidade histórica, o carnaval on-line vem para celebrarmos de maneira especial, carinhosa e respeitosa com nossa cultura e identidade”. Além disso, a atual gestão se planeja para uma possível data para um carnaval fora de época, “Angelo Oswaldo e Rodrigo Câmara estão estudando a possibilidade de haver um carnaval atemporal, dependendo, é claro, da situação da pandemia e da vacinação da população”.

É sabido que Ouro Preto é um dos principais destinos na época do Carnaval, desse modo, irão acontecer diversas atrações on-line como o concurso Musa do Carnaval Beleza Pura e de Samba Enredo com as Escolas de Samba. Também será feito um resgate do Carnaval de Ouro Preto com registros dos Blocos de Carnaval e um roteiro gastronômico.

O Carnaval de Ouro Preto

As primeiras manifestações do carnaval na região foram registradas na primeira metade do século XIX, organizadas inicialmente pelos negros africanos. As brincadeiras e desfiles de personagens caricaturados foram gradualmente incorporados pelos nobres e burgueses, que enriqueceram as manifestações de acordo com a tradição europeia.

Em 1867 foi fundada em Ouro Preto a mais antiga sociedade carnavalesca do Brasil: o Zé Pereira do Club dos Lacaios.

Na década de 80, o carnaval, embalado pelo som mecânico, ganhou as ruas do Centro Histórico de Ouro Preto por meio do movimento “Janela Elétrica”, responsável por atrair milhares de foliões, principalmente para a Rua São José.

Já na década de 90, o carnaval diurno ganhou destaque com o surgimento de vários blocos independentes, inclusive os formados por moradores de repúblicas estudantis, juntando-se aos já tradicionais blocos caricatos da cidade.

Nos dias atuais, os diversos blocos com suas fantasias originais e temas entoados pelos foliões, acompanhados de bandas típicas que desfilam alegria e irreverência pelas ladeiras históricas da antiga Vila Rica, são elementos essenciais e referência da maior festa popular nacional: o carnaval.
Fotos: Exposição sobre Carnaval. Neno Vianna

Blimabracher
Blima Bracher como Arlequina no Carnaval 2020

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments