Blima Bracher

Autorizada reforma da Casa de Cultura da Piedade

A Prefeitura promoveu ontem, terça-feira, 05/06, a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para a reforma da Casa de Cultura do bairro Piedade. O prédio será revitalizado e receberá adequações sanitárias, revisão e troca das partes elétricas e hidráulicas, novas esquadrias (janelas e portas), pintura, novos revestimentos em pisos cerâmicos e, também, novo sistema de drenagem, um grande problema da edificação.

A Piedade é um dos mais antigos bairros de Ouro Preto, foi fundado no século 18, ainda em Vila Rica, e permanece até os dias de hoje como um símbolo da cidade, com marcas da união dos moradores e da sua forte participação em manifestações artísticas. Pensando em contribuir ainda mais com esses valores, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Obras, anunciou as obras de revitalização do Centro Cultural da Piedade.

“Ficou muito difícil cuidar do local, nem a comunidade conseguiu, e a única pessoa que fez algo por esse espaço foi o prefeito Angelo Oswaldo. Podem ver a placa de reforma, lá na portaria, e agora ele está aqui novamente. Era muito triste passar aqui todos os dias e ouvir as pessoas da comunidade perguntando quando as aulas iriam voltar, isso porque as portas e as janelas estavam caindo, e agora, esse nosso sonho vai ser realizado”, destacou Edson Lana Sales, professor da Casa de Cultura e representante da comunidade.

O prefeito Angelo Oswaldo expressou sua felicidade com o avanço do projeto: “Desde o início do meu mandato, estou atrás desse dia. Foram dois anos e meio para chegar ao ponto que queríamos, tudo isso, por conta da documentação do imóvel. Agora, estamos de volta à Piedade para recuperar a Casa de Cultura, que tem papel importantíssimo, também, em vários bairros, não só aqui. Quero dizer a toda a comunidade que, além das reformas, iremos melhorar o terreno de acesso ao local e o calçamento da rua”.

“Hoje é uma tarde muito bonita, ainda mais com essa vista abençoada, realmente, estamos mais perto do céu. Sabemos o quanto vocês da comunidade estão felizes, e nós, do Governo, também estamos, isso porque os processos burocráticos são complicados. Queria dar parabéns a todos os envolvidos”, disse a vice-prefeita, Regina Braga.

Já o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, falou da importância da Casa de Cultura: “Mais do que um equipamento cultural, esse espaço serve para a formação e convívio do ser humano. Espero estar de volta, em breve, para entregar as obras”.

Já o secretário de Obras, Franklin Evangelista, enfatizou os fatores que ajudaram a iniciar os trabalhos: “Essa obra simboliza a união de esforços de vários setores do Governo com a comunidade e a Câmara de Vereadores, esperamos que esse lugar volte a ser referência de arte e alegria para as pessoas”, disse.

O projeto de reforma da Casa de Cultura do bairro Piedade contempla dois ambientes principais: um para a associação comunitária, onde vai ser estabelecida uma biblioteca, uma sala multiúso, recepção, dois banheiros, uma copa e um salão principal para reuniões dos moradores, e outro que abrigará o Projeto Sorria, onde será feita reforma do consultório, dos banheiros e da sala de administração. Novas janelas deixarão o ambiente muito mais ventilados.

As obras, que começam em breve, após os trâmites obrigatórios e a mobilização necessária da empresa responsável pelas intervenções, deve durar oito meses.

Um novo espaço de lazer e saúde

Casa de Cultura do bairro Piedade vai retomar suas atividades que envolvem leitura e estudos para jovens, adultos e idosos, reforço escolar, e aulas de computação básica, música e idiomas. No local, vai funcionar também uma unidade de saúde bucal do Projeto Sorria, que promove atendimento odontológico para crianças e adolescentes, entidade que ao longo dos anos promoveu uma redução significativa no índice de cáries no município, apresentando dados compatíveis com as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Texto: Túlio Dutra / Revisão: Victor Stutz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments