Em Ouro Preto

Artesãos com carteira e mais direitos em Ouro Preto


A Prefeitura de Ouro Preto irá auxiliar artesãos, da sede e distritos, a obterem a Carteira Nacional do Artesão. Entre os dias 5 e 7 de julho, das 9h às 15h, os servidores da Secretaria de Cultura e Turismo estarão no Centro de Convenções fazendo o agendamento para que os artesãos interessados possam adquirir suas carteiras. Aqueles que não conseguirem comparecer nessas datas, poderão ir até a Secretaria, no Departamento de Turismo, a partir do dia 13 de julho, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Já os profissionais que se encontram com a carteira vencida, deverão comparecer no mesmo horário para que a equipe possa fornecer as informações necessárias para a renovação. Essa ação funcionará como suporte para um pré-cadastro no site do Governo Federal.

A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico, fornecido de forma gratuita pelo Ministério da Economia, para a identificação do profissional. Com validade de 6 anos, é aceita em todo território nacional e funciona como uma forma de reconhecimento da profissão. Além disso, a Carteira permite ao trabalhador artesão o acesso às políticas públicas desenvolvidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro e Coordenações Estaduais do Artesanato.
Esta é uma iniciativa do Programa do Artesanato Brasileiro, do Ministério da Economia. Em Ouro Preto, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apoia e incentiva esta ação, auxiliando os artesãos a se cadastrarem na plataforma.
Os dados coletados dos artesãos cadastrados também farão parte do inventário da oferta turística do Município. Artesão, não perca essa oportunidade de se cadastrar e obter sua carteira! Mais informações pelo telefone 3551-7329 ou através do e-mail turismo@ouropreto.mg.gov.br.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Pouso do Chico Rey tem noite cultural e gastronômica com a presença da historiadora Myriam Ribeiro, os artistas Carlos e Fani Bracher, entre outros grandes nomes

A historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é uma das mais importantes historiadores da arqueologia,história…

15 de novembro de 2025

Alunos de escolas de cinco distritos participaram do Programa Estação de Memória e receberam álbum de figurinhas de Engenheiro Côrrea

Mais de 200 alunos da rede municipal de ensino participaram, entre os dias 10 e…

13 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!