Bracher pinta Ronaldo Fraga , ao vivo, mas à distância - Blima Bracher
Blima Bracher

Bracher pinta Ronaldo Fraga , ao vivo, mas à distância

Evento inédito na pintura: Bracher pinta Fraga, ao vivo, mas a distância

No dia 27 de fevereiro, o pintor Carlos Bracher fará um retrato ao vivo e à distância do estilista Ronaldo Fraga, com exibição pela Internet.Em situação inédita na arte mundial, modelo e artista estarão cara a cara, mas distantes há 100 km. E a pintura será ao vivo, em forma de live com transmissão no YouTube, Facebook e Instagram do Ateliê Casa Bracher www.ateliecasabracher.com

O evento online acontece dia 27 de fevereiro. Carlos Bracher fará uma pintura retratando o estilista conterrâneo Ronaldo Fraga. Ao longo de seus 60 anos de carreira, Bracher já fez mais de 350 retratos, mas sempre na presença do retratado e, em grande parte das vezes, de público. Desta vez, o artista fará a pintura via internet, diretamente de seu ateliê em Outro Preto, e Ronaldo Fraga estará em sua casa em Belo Horizonte. Todo o processo poderá ser acompanhado, a partir das 19h, com transmissão ao vivo e simultânea no YouTube, Facebook e Instagram do Ateliê Casa Bracher. O Ateliê Casa Bracher tem patrocínio do SESI.

“É desafio muito grande pintar retrato, complicadíssimo esse encontro entre dois seres em busca de uma unicidade, de uma passagem de emoções e sentimentos. Mas é muito gratificante também. Curiosamente será o primeiro retrato virtual que eu vou fazer. Todos os retratos que fiz foram com a pessoa presente, sempre fico o mais próximo que puder do modelo. Mas será algo maravilhoso mesmo à distância. Será uma honra retratar o Ronaldo Fraga”, conta Bracher.

O primeiro retrato ao vivo da carreira de Bracher foi da pintora russa Katarina Zelentzeff, em 1958. De lá pra cá, o pintor retratou diversos músicos, escritores, poetas, cineastas e personalidades brasileiras e estrangeiras: Vinicius de Moraes, Jorge Amado e Affonso Romano de Sant’Anna (na década de 70), Ferreira Gullar, Oscar Niemeyer, Haroldo de Campos e Darcy Ribeiro (anos 80), Tizuka Yamazaki, Ney Matogrosso, Milton Nascimento e Belchior (década 90), Chico Buarque, Maria Bethânia, Bibi Ferreira, Leonardo Boff, Samuel Rosa, José Celso Martinez Corrêa, Lô Borges, João Cândido Portinari, Tony Bennett (a partir dos anos 2000), entre muitos outros.https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10208135301297867&id=1760810508

Bracher e Ronaldo não se conhecem pessoalmente, mas, segundo o estilista a obra do pintor é tão grandiosa, já fala tanto dele, que é como se o conhecesse. “Quem tem uma obra como a do Bracher, acaba sendo, talvez, até mais forte que o criador, e isso deve ser levado como um elogio porque não é pra qualquer um. Vai ser uma honra ser retratado por ele porque obviamente é mais que um retrato. É como o artista te vê. Vou estar frente a frente com criador e criatura. Vai ser fascinante e estou muito ansioso por fazer parte do panteão dos pintados por Bracher”, revela Fraga.

A realização da pintura dura cerca de uma hora. Primeiro, é feito um estudo em carvão sobre tela, depois, Bracher cobre os traços com suas pinceladas fortes, sempre ao som de música alta. Beethoven, Brahms e Bach estão entre seus compositores favoritos e suas músicas são frequentemente tocadas durante a pintura ao vivo. “Vi algumas imagens de Bracher pintando outros artistas lá em Ouro Preto com uma plateia. É fascinante! Mas, com a tecnologia, a gente amplifica o público. Pode chegar na casa das pessoas do outro lado do mundo”, contemporiza o estilista diante dos novos formatos artísticos criados perante a pandemia.

O projeto Ateliê Casa Bracher (www.ateliecasabracher.com) foi lançado em 19 dezembro de 2020, data do aniversário de 80 anos de Carlos Bracher. Pela primeira vez, mais de 150 obras da coleção pessoal do casal de artistas Carlos e Fani Bracher estão disponíveis online em site, tour virtual e redes sociais. O acervo fica localizado anexo ao casarão onde ambos residem há cinco décadas, em Ouro Preto. Uma série de eventos com a participação dos artistas e de convidados acontecerá no site e nas redes sociais do Ateliê durante este ano. Confira:
Cronograma de eventos ACB 2021

FICHA TÉCNICA

Artistas:

Carlos Bracher

Fani Bracher

Coordenação Geral:

Larissa Bracher

Sergio Saboya

Silvio Batistela

Coordenação ACB, pesquisa, arquivo, acervo, curadoria, vídeos, produção executiva de eventos e textos do site:

Blima Bracher

Assessoria de Imprensa:

Paula Catunda

Fernanda Lacombe

Tour Virtual Hipermídia:

Ricardo Macedo e Cristiane Macedo

Coordenação site e tour virtual:

Carlos Chapéu

Sound designer e trilha sonora:

Marcello H .

Tradução:

Aline Casagrande (inglês e espanhol)

Roberta Arantes (inglês)

Social media:

THD Digital

Criação Logomarca ACB e templates:

Rachel Lima

Coordenação financeira e administrativa:

Letícia Nápole

Contabilidade:

Contabilidade Teixeira e Carvalho CTC

Anúncios publicitários:

Nea

Palma Comunicações

Teasers dos eventos:

André Sutton

Fotos:

Acervo pessoal, Blima Bracher, Edmar Luciano, Ricardo Correia de Araujo, Larissa Bracher, Rômulo Fialdini, Miguel Aun, Pollyanna Assis, Pirex, Dimas Guedes, Zélia Gattai, Eduardo Tropia, Sérgio Pereira Silva, Sérgio Bara.

Ateliê Casa Bracher Site: www.ateliecasabracher.com Pintura ao vivo: 27/02 (sábado), às 19h. Transmissão nos canais do Ateliê Casa Bracher: Instagram e Facebook: @ateliecasabracher YouTube: bit.ly/ateliecasabracher
Mais links de retratos
@blimabracher @ateliecasabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments