O livro A Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto (Papéis Selvagens), de autoria do antropólogo Edilson Pereira (UFRJ), será lançado na Universidade Nova de Lisboa, no dia 7 de maio, como parte do Seminário Permanente de Investigação do CICS.NOVA. Atualmente pesquisador visitante na universidade portuguesa, Edilson Pereira realizou pesquisa etnográfica de longa duração sobre a Semana Santa, com foco nos rituais, nas imagens barrocas e no figurado bíblico.
A mesma pesquisa deu origem à exposição Olhares Modernos: Festa e Fotografia em Ouro Preto, realizada em 2024 no Museu Casa dos Contos, com curadoria de Edilson Pereira e pesquisa de acervo conduzida por Maria Agripina Neves. A mostra, que alcançou quase 20 mil visitantes no ano passado e foi tema de reportagem no Jornal Nacional, reuniu registros visuais da festa entre 1924 e 2024, com trabalhos de fotógrafos como Luiz Fontana, Marcel Gautherot, Alice Brill, Otto Stupakoff e Walter Firmo.
O livro aprofunda a abordagem da exposição e retrata a festa no século XXI. A pesquisa incluiu dados de mais de cem entrevistas e a aplicação de questionários aos participantes das procissões, além de farta documentação fotográfica. Segundo o autor, a obra aposta numa forma diferente de conhecer a cidade histórica, enfocando Ouro Preto desde um contexto efêmero, festivo e contemporâneo, com efeitos sobre a memória coletiva.
A Paixão pela Memória é a primeira etnografia publicada sobre a Semana Santa de Ouro Preto. A quarta capa do volume traz texto de Angelo Oswaldo, prefeito do município. A obra está disponível no site da editora Papéis Selvagens e deve ser lançada em Minas Gerais após o retorno do autor ao Brasil, no próximo semestre.
Lançamento e palestra:
A Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto, de Edilson Pereira
Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)
7 de maio de 2025
14h às 16h
www.papeisselvagens.com.br
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.